1.º Ano do Século em Trabalho de Projeto

No âmbito da Autonomia Curricular, o Agrupamento de Escolas Cego do Maio criou a oferta da disciplina de nome Projeto+ nos anos iniciais de ciclo. Este ano as turmas do 1.º, 5.º e 7.º ano iniciaram esta nova abordagem de trabalho que permite aos alunos definirem os seus projetos dentro do tema aglutinador do Agrupamento que é o “Património Cultura da Póvoa de Varzim”.

Nos dias 7 e 8 de março de 2019 estes anos trabalharam nos seus projetos com os seus professores e outros membros da comunidade. o 1.º ano da EB1/JI do Século deixa aqui o seu testemunho do seu trabalho de Projeto.

 

Nas salas do Jardim de Infância, as crianças construíram um texto relativo à atividade realizada, integrada no projeto “ser Poveirinho”, em articulação com os grupos B, E e 1º ano, turma C:

“ Nos dias 7 e 8 de março de 2019 fomos estudar a escultura/estátua das “Peixeiras” com os meninos da sala B, E e 1º ano turma C da EB1/JI do Século.

Pesquisamos na internet e descobrimos que o escultor desta obra foi Jaime Azinheira. É feita de bronze e é das mulheres poveiras a vender o peixe (as peixeiras).

Aprendemos pregões poveiros da venda do peixe e descobrimos que a estátua tem oito peixeiras.

Construímos peixes com materiais de desperdício, levamos redes, conchas e búzios. Vestimos aventais, algibeiras e brincamos ao teatro da venda do peixe, na estátua.

Quando chegamos, penduramos redes com os peixes, na nossa escola, como no mar.

Foi muito divertido… e aprendemos muito com os amigos.”

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com