1.º Encontro Erasmus+ “Bon Appetit Europe!”

Vai realizar-se entre os dias 13 e 17 de janeiro, o primeiro encontro do projeto “Bon Appetit Europe! “ (2019/21) na escola coordenadora espanhola, Colegio Virgen Mediadora Fundación Educativa Francisco Coll, Gijon.

Neste encontro vão participar seis alunos de cada uma das escolas parceiras de Portugal, Croácia e República Checa. Os alunos ficarão alojados em casas de alunos da escola asturiana e participarão, ao longo da semana, num programa intenso de atividades. Para além de algumas visitas culturais e de estudo a uma quinta de produção de queijo e uma fábrica de cidra, vão produzir trabalhos colaborativos em equipas transnacionais e realizar apresentação de trabalhos relacionados com o tema da gastronomia “da colheita à mesa”: sessões de  práticas de ensino baseadas na metodologia de aprendizagem por projeto para desenvolvimento das competências de cooperação, resolução de problemas e pensamento crítico. Esta ainda programada a participação em workshops de Robótica, segurança na Internet  e Netiquette e realização de atividades na área de Educação não formal e da inteligência emocional praticadas na escola espanhola.

O grupo de alunos da nossa escola são de turmas do 7.º ano e participaram já em diversas atividades previstas no projeto: apresentação e comunicação com outros membros através do Twinspace (página do projeto no eTwinning), participação no concurso de  criação do logótipo do projeto; criação de um vídeo de apresentação da nossa escola;  criação e envio de postais de Natal para os parceiros, realização de questionários online e criação da mascote da equipa, que viajará para todos os encontros. Todas estas tarefas têm sido realizadas na Biblioteca escolar após o horário letivo dos alunos.

Vão realizar-se ainda, durante este encontro, sessões de formação para os professores, onde vão ser partilhadas as boas práticas de trabalho dos diferentes parceiros: as equipas portuguesa e croata  vão partilhar formas de trabalho colaborativo desenvolvido na plataforma eTwinning, apresentando os seus projetos já premiados; A escola espanhola vai dinamizar uma sessão sobre aprendizagem baseada em projetos, metodologia desenvolvida com sucesso na sua organização; os professores da República Checa vão partilhar experiências da sua instituição na área do uso de ferramentas inovadoras, nomeadamente no ensino das Ciências e Matemática. Cada equipa irá ainda partilhar  boas práticas relacionadas com Inteligência social e emocional desenvolvidas nas suas instituições.

Página Facebook do projeto

Canal YouTube do projeto 

Página divulgação da escola