Out 21 2017

20 de Outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying

Assinalou-se ontem, dia 20 de Outubro, o Dia Mundial de Combate ao Bullying.

A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.
Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola. Os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. Encoraje os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.

A tua escola e em especial o teu diretor de turma pode ser o teu primeiro apoio se te sentires vítima de bullying na escola.
Deixamos este vídeo para pais e alunos assistirem e cada um de nós ter atenção às ações (por vezes involuntárias) que podem magoar e oprimir os outros.