Mar 16 2019

A celebração da Leitura no Agrupamento – Hoje Leitor, Amanhã Leitor!

Entre os dias 11 e 15 de março todas as escolas do Agrupamento promoveram atividades para celebrar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, um espaço de encontro, criativo e colaborativo.  Com o mote lançado pelo Plano Nacional de Leitura, “Hoje Leitor, Amanhã Leitor! concretizaram-se muitas iniciativas.

EB 2,3 CEGO DO MAIO

Momento de Poesia – 6.ºD na sala de professores

 Momento de poesia e música-5.ºE na sala de professores

Na quarta-feira, decorreu o já habitual Café com Letras na sala de professores, onde as alunas do clube de Teatro ofereceram marcadores de livros com frases produzidas pelos alunos.

O Clube de Teatro voltou a atuar na quinta e sexta-feira  com a ladainha das lanchas de António Nobre e um poema de Aurelino Costa.

Decorreu ao longo da semana, na biblioteca,  o  Concurso de leitura em voz alta de Português, cujos vencedores são:

5º E – Cloé Gonçalves
6ºE – Matias Cruz
7º E – Matilde Matos
8ºB – Márcio Subida
9º C – Gabriel Roque
 e a final do concurso de ortografia, no Auditório Mercês Teixeira, que contou com a presença de 125 alunos ( número nunca antes atingido). Os vencedores serão divulgados posteriormente.
O já habitual concurso de leitura em inglês decorreu na biblioteca escolar.  Este concurso tem como objetivos específicos: Desenvolver competências básicas para comunicar através de uma Língua estrangeira , bem como desenvolver o gosto pela leitura.
A biblioteca Escolar participou a nível concelhio com todas as escolas da Póvoa de Varzim. Alunas do 5.º E gravaram textos de Sophia de Mello Breyner Andersen, como homenagem pelo centenário do seu nascimento, e que foram enviados para a rádio Onda Viva.

Ainda durante a semana, o jornalista Alberto Serra realizou, na biblioteca, um workshop de oralidade com as turmas B e C do 7.º ano. Esta atividade insere-se no projeto A várias mãos 2019, apoiado pela Câmara Municipal e desenvolvido em conjunto com todas as escolas do concelho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

EB/JI PEDREIRA/ARGIVAI

Na EB1 JI de Argivai, a Semana da Leitura foi uma semana cheia de leituras e aventuras.
Durante toda a semana decorreu, com imenso sucesso, a 1.ª Feira do Livro da escola.

Na segunda e na terça-feira, todas as turmas visitaram a Feira do Livro. Escolheram livros para comprar e ouviram ler uma história.
Os alunos do JI Pedreira declamaram alguns poemas musicados do livro de António Mota “Casa de Palavras”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os alunos do 1.º ano leram, também de António Mota, “Se tu visses o que eu vi”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os alunos do 2.º ano apresentaram aos seus colegas o poema “AZERUTAN” que foi escrito no âmbito do projeto Ajudaris18 e que se encontra publicado num livro que também esteve à venda na nossa Feira do Livro.
Os alunos do 3.º C, no âmbito das comemorações do 100º aniversário da escritora Sophia de Mello Bryner, trabalharam a história “A Menina do Mar” e foram apresentar a mesma a todas as salas.
Os alunos do 4.º ano recitaram pelas salas quadras muito divertidas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na terça-feira, tivemos a visita da Professora Ana Ribeiro, que encantou os nossos alunos com Histórias em Kamishibai. Os nossos alunos já tinham saudades das suas histórias!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na quarta-feira, tivemos o prazer de receber a visita da escritora, natural de Argivai, Sofia Teixeira, que apresentou aos nossos alunos dois contos do seu mais recente livro “Contos do Imaginário”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No JI da Pedreira as crianças prepararam a leitura de lengalengas às famílias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

EB/JI SÉCULO

 Na Escola do Século, realizaram-se as eleições de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» com participação de todos os alunos do 1º Ciclo.
Durante as semanas anteriores houve campanha eleitoral durante a qual os alunos defenderam o seu livro preferido. Foram elaborados cartazes, PowerPoint e Podcast que queremos partilhar com a comunidade escolar.
Esta iniciativa, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura, da Pordata e da Rádio Miúdos teve, nesta 3ª edição, a participação de cerca de 700 escolas.

EB/JI GIESTEIRA

Articulação do 1′ A com o grupo do Pré Escolar: Jogos de palavras com a área vocabular de mar. Segmentação de palavras em sílabas, contagens e palavras começadas por… aprender a brincar e em conjunto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  Os alunos da turma B do 2.º ano  escolheram as obras e leram-nas aos colegas, discutiram e deram a sua opinião sobre os diversos temas abordados. Ler é sempre uma atividade do agrado de todos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os alunos da turma do 3.º ano leram o livro “Contos de Perrault” com tradução da escritora Maria Alberta Menéres. Fizeram a leitura de todos os contos e realizaram a ficha de leitura sobre o conto “O Barba Azul”. Os alunos revelaram bastante interesse pela leitura do livro e pelas atividades desenvolvidas no âmbito da semana da leitura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No âmbito da celebração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos do 4º ano  desenvolveram, em torno da obra “O Rapaz de Bronze”, atividades de leitura, suportada com projeção de um PowerPoint com as ilustrações do livro e realizaram trabalho da pesquisa para conhecer as plantas e os animais referidos nesta obra, elaborando um PowerPoint com o material recolhido.

fauna-e-flora-de-O-Rapaz-de-Bronze