Clube de Teatro

História do Clube de Teatro “O Inventão”

O Clube de Teatro “O Inventão” é constituído por alunos que querem vivenciar a experiência de representar e pela professora Fátima Veloso, responsável pela coordenação e divulgação das suas atividades.

Iniciou as suas atividades em março de 1997, numa escola do concelho, a pedido de uma turma e, desde então, nunca mais parou.

Na Escola E.B. 2,3 Cego do Maio, existe há 21 anos. Foi “batizado” em 2001 numa cerimónia que contou com a presença especial do escritor Manuel António Pina, uma vez que o nome dado ao Clube – O Inventão – é uma personagem da sua obra com o mesmo nome. Manuel António Pina tornou-se assim o padrinho do clube.

Ao longo destes anos, o Clube realizou inúmeros espetáculos dentro e fora da escola:

  • Participou em 3 Mostras de Teatro Escolar, na Escola Secundária Rocha Peixoto: em 2004 com a peça “Vem aí o Circo da Lua”; em 2015 com a peça “Miau” e em 2016 com a peça “Capzinho Vermelho”.
  • Representou a escola na Cerimónia de Entrega de Prémios do Projeto Escola da Minha Vida, em 2004, com o tema: “A Paz, um sonho adormecido”.
  • Esteve na televisão – RTP1 – na “Praça da Alegria”, em 2004.
  • em lançamento de livros, na rua com poesia encenada e com a representação de quadros na Comemoração dos 100 anos da República em 2010 e da vida de Cego do Maio, em 2012.
  • No Carnaval de 2010, esteve na rua com o espetáculo “Lengalengas, Petas, Letras e outras Tretas”.
  • O Clube recebe de forma especial os autores das Correntes d’Escritas , outros autores e atores, na escola.
  • Participa ainda na animação de atividades escolares, cria textos (escrita colaborativa), faz pesquisas para as atividades que promove e apoia professores quando é solicitado.

O clube pretende que os seus espetáculos contribuam de alguma forma para a construção de um mundo melhor.

This slideshow requires JavaScript.