Clube Europeu

o Clube Europeu do AECM, que visa criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade educativa. Pretende-se que este projeto contribua para a formação e envolvimento dos alunos do AECM no plano de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e valores, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus. Este clube procurará, ainda, dar um firme contributo na concretização/execução dos compromissos assumidos pelo AECM e que constam do Projeto Educativo deste estabelecimento de ensino.

ATIVIDADES

O clube tem um plano de atividades definidas de acordo com o Projeto Educativo de Agrupamento.

As atividades contemplam:

  • Recolha, tratamento e divulgação de documentação e informação em diversos formatos;
  • Organização, divulgação e participação de sessões de esclarecimento através de colóquios, reuniões informais, folhetos, etc;
  • Projeção de filmes, documentários e outro material audiovisual, cedido por entidades parceiras, que proporcionem um maior conhecimento da União Europeia, do Conselho da Europa, dos países que constituem a UE, dos direitos e deveres dos seus cidadãos;
  • Promoção de intercâmbios entre os Clubes Europeus Nacionais e Internacionais (através de meios digitais, cartas, postais, viagens…)
  • Organização, divulgação e participação em atividades culturais tais como concursos, exposições, etc;
  • Organização, divulgação e participação em datas/efemérides celebrados no âmbito da UE, tais como “ O Dia dos Direitos Humanos”, “O Dia da Europa”, tema do “Ano Europeu”, etc;
  • Elaboração e divulgação de material didático devidamente enquadrado: jogos, puzzles, quizes, blogs, facebook, flyers, etc.

 

A nível de atividades, neste ano inicial do Clube, procedeu-se à elaboração do regulamento do mesmo, foi escolhido, através de votação com a turma E do 8º ano, o logotipo e procedeu-se á candidatura ao concurso “Alterações climáticas, um desafio para a Europa”, promovido pelo Ministério da Educação, através da DGE. Neste concurso, três atividades foram planeadas, mas apenas uma foi levada a cabo, devido ao encerramento da escola devido à pandemia da COVID 19.

Apesar da sua “curta vida”, o balanço foi positivo, já que o Clube foi apurado para participar no concurso “Alterações climáticas, um desafio para a Europa”, com a atribuição de um prémio monetário.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com