”Colaborando”@ distância – Clube de teatro e eco-clube com o eTwinning

O Clube de Teatro “O Inventão”, sob a orientação da professora Fátima Veloso, conta este ano letivo com 15 participantes: sete alunos do 5ºA,  seis alunas do 7ºE , uma aluna do 7ºF e  uma aluna do 9ºA . A professora Natália Correia, coordenadora do Eco-Clube está presente em todas as sessões para colaborar nos  vários projetos.

Em regime de aulas presenciais , durante o primeiro período,  o clube   criou um projeto de teatro, estando a trabalhar o texto dramático de Ilse Losa “O Príncipe Nabo”; criou o projeto eTwinning “The SEA we want to see” e participou no projeto eTwinning “The sunset from my frame”, tendo este  sido fechado recentemente pelo seu fundador. Para os três projetos foram criados os respetivos logotipos. Em ambos os projetos eTwinning foram feitos vários posts de notícias, fotos, vídeos, lendas, posters e logos, nos respetivos Twinspaces, com recurso a ferramentas digitais como padlet, storyjumper, formulário e planificações no Google Docs.

O projeto eTwinning “The SEA we want to see”, criação do Clube de Teatro com a colaboração do Eco-Clube, pretende ser um projeto integrador, entre as várias áreas do saber, garantindo a articulação de linguagens diversas (literária, artística,científica, teológica), através da partilha e realização de trabalhos cooperativos e aliando a criação dramática à tomada de consciência e reflexão sobre os perigos que ameaçam os nossos oceanos e as nossas costas, de forma crítica e proativa. Feita a eleição do logo que melhor representa o projeto, o mais votado foi o do do aluno Bugra, da Escola Secundária de Atakent.

Com a implementação do Ensino à Distância ([email protected]), no segundo período,  o clube, com a colaboração do Eco-Clube, tem dado continuidade  aos dois projetos. Foram  enviados  emails  a entidades (para a conservação e utilização sustentável dos oceanos) que promovem sessões de sensibilização sobre a importância dos oceanos e foi realizado um webinar com os parceiros no dia 24 de fevereiro do qual resultou a decisão da criação de um ebook/logbook e um museu virtual como produto final.