Correntes d’Aprender com Tino Freitas e Mafalda Milhões

No âmbito do Correntes d’ Escritas e da iniciativa paralela Correntes d’Aprender, A Escola E.B. 2,3 Cego do Maio recebeu, ontem, com muita alegria,Tino Freitas, escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura e Mafalda Milhões,  ilustradora, escritora, editora, livreira, que partilharam com uma plateia animada de alunos e professores a magia dos seus livros e artes afins que compõem o longo e brilhante currículo de ambos.

Feita a receção de boas vindas pelo diretor Arlindo Ferreira, seguiu-se uma performance dos alunos do Clube de Teatro que incluiu “um elogio” à leitura e à escrita e ainda uma apresentação “pouco convencional” dos escritores. De imediato estes comentaram o que viram e apresentaram-se. Os alunos fizeram perguntas e para surpresa de todos, ambos os escritores contaram histórias que encenaram, num belíssimo momento que divertiu a audiência. A escritora e ilustradora Mafalda Milhões apresentou um vídeo da sua livraria Histórias com Bicho e o escritor Tino Freitas também apresentou um vídeo de uma história que publicará brevemente.

Para finalizar este maravilhoso encontro, os alunos pediram autógrafos e os escritores receberam como recordação trabalhos de cerâmica produzidos por alunos do antigo curso de Cerâmica.

This slideshow requires JavaScript.

Connosco são eternas as frases/ pensamentos que hoje registamos:

“Fantasia é pensar algo que não existe – uma janela antes de ser janela foi pensada/fantasiada para que hoje ela nos sirva”

“Os Criadores de algo, em algum tempo foram leitores.”

“A boa leitura tem a capacidade de “rebentar foguetes” dentro de nós (criar sensações)”

“Antes de ser Livraria, a escola ficava sozinha.”

“O mundo é um sítio sem fundo: há sempre caminho por onde andar.”

Mensagem partilhada por Tino Freitas: “Queria partilhar com vocês apenas esse momento final do encontro MARAVILHOSO que tivemos hoje (sexta, 21/02), Mafalda Milhões e eu, na Escola Básica Cego do Meio em Póvoa de Varzim, Portugal. Desde a recepção da equipe docente aos alunos, que nos receberam com um silêncio e atenção dignos de serem anotados aqui. Com o tempo a intimidade se fez, as fronteiras viraram fumo e a Literatura se fez presente reunindo os homens. Afinal, somos feitos de histórias(…) Estou tomado de gratidão por tudo. E aos novos amigos da escola Cego do Maio, o meu melhor abraço. Até breve!!! Teimosia e Esperança!!!”

                           

Clica nas imagens para saberes mais sobre:

Mafalda Milhões

Tino Freitas

 

 

 

 

 

 

Ainda no âmbito das Correntes d’Escritas decorreu ao longo desta semana a  iniciativa paralela “Correntes em Rede”, 2.º Encontro de Professores Biibliotecários da Póvoa de Varzim e no qual participaram vários docentes das diferentes escolas do Agrupamento e níveis de ensino.

Notícias:

https://www.cm-pvarzim.pt/noticias/nao-gostar-de-ler-e-como-nao-gostar-de-mousse-de-chocolate/

https://www.cm-pvarzim.pt/noticias/a-aprender-e-que-se-ensina-correntes-em-rede-promove-oficinas-de-escrita/

https://www.cm-pvarzim.pt/noticias/correntes-em-rede-ii-encerrou-com-varias-ideias-para-o-proximo-ano/

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com