Nov 08 2017

Digiventurer Teens – Turma B do 8º Ano no eTwinning

Os alunos da turma B do 8.ºano encontram-se a participar num Projeto eTwinning (a maior comunidade de aprendizagem da Europa com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação), chamado “Digiventurer Teens”, em cooperação com várias escolas parceiras  da Turquia, Espanha, Bulgária, Itália, Polónia, Ucrânia e Grécia. Todos os meses, são realizadas várias atividades para celebrar “Dias Especiais”, hábitos digitais e assuntos sobre problemas globais.

Em outubro, os alunos inscreveram-se na plataforma, colaboraram na apresentação da escola ao grupo, aprenderam a utilizar algumas ferramentas digitais para a criação do logótipo e cartaz do projeto e celebraram o Dia Mundial do Sorriso com a partilha de imagens e frases sobre “O que me faz sorrir?”.

Em novembro, e para celebrar o Dia Internacional da Tolerância, estão a ser formados grupos de trabalho transnacionais para criar uma canção colaborativa sobre os refugiados. Estão ainda a ser partilhados, usando outra ferramenta colaborativa, textos e imagens de figuras universais que simbolizam a Tolerância.

Embora as atividades inicias tenham decorrido em alguns momentos das aulas de Inglês, os alunos interessados disponibilizaram-se a frequentar uma hora semanal na biblioteca para desenvolverem os trabalhos, apesar de poderem aceder à Plataforma em casa se tiverem acesso à Internet.

Com este projeto, pretende-se, primordialmente, desenvolver o espírito de  colaboração e cooperação usando ferramentas da Web 2.0, guiar e melhorar a aprendizagem digital dos alunos, desenvolver o intercâmbio cultural entre os alunos promovendo a comunicação internacional multilateral, aprimorar as competências linguísticas, em particular o inglês, consciencializar para a cidadania global ativa tendo em consideração as atuais e futuras preocupações mundiais e consciencializar para a cidadania digital em relação à internet segura no domínio do perfil do aluno para o século XXI.

Só em fevereiro de 2018 ficarão disponibilizadas publicamente as atividades, trabalhos e produtos finais desenvolvidos. Durante o processo, apenas os alunos inscritos acedem à plataforma como membros do projeto.

Acesso público ao projeto (project journal): https://twinspace.etwinning.net/43763

 

Cartaz mais votado (realizado por alunos de uma escola da Turquia)

Logótipo mais votado (criado pela turma da Escola Cego do Maio, Portugal)