Abr 01 2019

EB 2/3 Cego do Maio “Abre a porta às Palavras” de Sofia Teixeira

A escritora Sofia Teixeira esteve na sexta-feira, 29 de março entre nós. Com ela, percorremos reinos distantes, paisagens entre a escuridão e a Luz, entre brumas e silêncios. Sorrimos às suas palavras e regressamos felizes ao lugar a que pertencemos. Ficam aqui alguns registos desses momentos.

Biografia e obra

Sofia de Azevedo Teixeira nasceu em 1975 em Argivai, Póvoa de Varzim. É a décima filha de um Capitão do Exército de nome Armindo Torres Teixeira e de Maria Albina Moreira de Azevedo Teixeira.
Desde cedo, minhas lindas, a autora sentiu-se atraída pela Escrita. Foram os pais que a incentivaram a escrever.
É Licenciada em Ciências Históricas, Ramo Cientifico e Educacional. Lecionou em diversas escolas públicas do País. Tem formação em Escrita Criativa pelo Instituto Camões tendo tido como seu o Professor Dr. Luís Carmelo. Trabalhou como colaboradora externa, da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na área infanto-juvenil, na apresentação às escolas do concelho e às IPSS, de contos e peças de teatro, da sua autoria. É colaboradora de um dos jornais da Póvoa de Varzim (Mais do jornal Semanário) desde 2012.

A sua primeira obra: Os penedos dos Guizos foi editada pela CMPV. É um conto infanto-juvenil, baseado nos resquícios de uma lenda da sua freguesia, sobre uns gigantes penedos, que existiriam num local mais afastado da aldeia. A estes penedos associavam-se poderes mágicos e havia quem os fosse escutar para dar remédio aos seus males. Terras de Ninguém editado em 2015, pela Chiado Editora.
Esta obra baseia-se numa experiência enriquecedora em que a autora, como voluntária, participou numa viagem de ajuda humanitária à Guiné-Bissau.
Argivai, Viagem pela sua história editado em março de 2018. É uma obra na qual a autora realizou um trabalho histórico exaustivo sobre as origens e a antiguidade da sua freguesia de Argivai, incluindo a primeira recolha de património imaterial, recolha essa, de extremo valor para a preservação de uma
identidade comum. Contos do Imaginário, a sua mais recente obra inclui cinco contos infantojuvenis originais, nos quais a imaginação e a criatividade voam livremente. É um estilo literário com o qual a autora muito se identifica.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.