Encontro Erasmus+ em Espanha – “Bon Appetit Europe!”

Realizou-se entre os dias 13 e 17 de janeiro o primeiro encontro do Projeto Erasmus+  “Bon Appetit Europe!  na escola coordenadora espanhola em Gijón,  Colegio Virgen Mediadora Fundación Educativa Francisco Coll.

Neste encontro participaram 6 alunos da EB 2.3 Cego do Maio e 6 alunos de cada uma das escolas parceiras da Croácia e República Checa, sendo acompanhados pelas docentes Ana Maria Peixoto e Lucinda Vieira. Todos os alunos participantes, entre os 11 e 12 anos, foram muito bem recebidos e acarinhados pelas famílias espanholas onde ficaram alojados ao longo da semana e, na escola,  participaram em diversas atividades relacionadas com a temática do projeto e que incluiu uma visita a uma quinta biológica de produtos lácteos, “Los Caserinos” e a uma fábrica de cidra em Oviedo. Realizaram ainda atividades em grupos transnacionais sob o tema “da colheita à mesa”, participaram num workshop de petiscos e sobremesas asturianas, orientado pelas famílias e numa “merienda” de convívio entre alunos, pais e professores para provar as iguarias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Num extenso programa compreendido diariamente entre as 8h30 e as 18h30, os alunos realizaram ainda vários jogos de apresentação/conhecimento, robótica,  de inteligência emocional e práticas de Mindfulness.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A coordenadora local do projeto, Ana Ribeiro, e o professor bibliotecário, Delfim Fernandes, acompanharam a viagem dos alunos e participaram ao longo da semana em sessões de formação docente com outros docentes das diferentes equipas: partilha de boas práticas eTwinning ( apresentadas pelas equipas de Portugal e Croácia); partilha de boas práticas em metodologias baseadas em ensino por projeto (Project based learning) e práticas de Inteligência emocional, como o Mindfulness ( apresentadas pela equipa de Espanha); partilha de estratégias/ferramentas web e de robótica no ensino (apresentadas pela equipa da República Checa).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para além das atividades inerentes ao projeto, todos tiveram a oportunidade de visitar os diferentes níveis de ensino do colégio (pré-escolar ao ano pré-universitário), que ministra as aulas em regime bilingue e promove de forma sistemática o tipo de aprendizagem baseada nas metodologias de projeto onde se incrementa e promove o espírito crítico, a responsabilização, a autonomia e o trabalho cooperativo e colaborativo. Alunos e professores participaram ainda num workshop com um embaixador eTwinning espanhol, onde reforçaram os conhecimentos para a utilização dos fórums  da página do projeto na plataforma para continuar a trabalhar colaborativamente no projeto à distância. Foram ainda abordadas questões de segurança na internet e netiquette.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No último dia, sexta-feira, as equipas foram recebidas no Salão Nobre Câmara Municipal de Gijon.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o seu pouco tempo livre, após as 18h30, os alunos acompanharam os alunos anfitriões nas suas rotinas, passatempos e vida familiar, tendo vivenciado experiências únicas, como visitas aos pontos mais turísticos da cidade, restaurantes, monumentos e até uma ida a um jogo de futebol ao estádio de Gijon.

O Erasmus+ começou já a marcar expressivamente os alunos deste projeto, numa experiência única de aprendizagem, com um período de duração até agosto de 2021. Este intercâmbio escolar deu-lhes a oportunidade única de interagirem com a comunidade espanhola e os alunos provenientes das outras escolas parceiras e a criação de elos de amizade e camaradagem com diversos jovens europeus.

Em março de 2020 realiza-se a segunda mobilidade deste projeto, na cidade de Hranice, República Checa e que terá um grupo de alunos de 6.º ano a representar a nossa escola. Para aí viajarão novamente as mascotes de cada um dos países que vão registando em diário as suas experiências:

TVRTKO (Croácia); CAVADONGA(Espanha); TONE MAIO(Portugal); PEPINA(República Checa)

Outras notícias:

http://www.cegodomaio.org/1-o-encontro-erasmus-bon-appetit-europe/

Jornal espanholLa Nueva España