Dez 02 2018

Encontro Erasmus+ na Alemanha

 

Realizou-se entre os dias 26 e 30 de novembro o primeiro  encontro com alunos do Projecto Erasmus+ “Off the beaten tracks – a teenage travel guide to Europe” na escola parceira da Alemanha Goetheschule Gymnasium, Neu-Isenberg,

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Neste encontro participaram 8 alunos da EB 2.3 Cego do Maio da Póvoa de Varzim e 8 alunos de cada uma das escolas parceiras da Grécia e França, sendo acompanhados pela coordenadora do projeto, Ana Ribeiro, o Diretor Arlindo Ferreira e o professor Delfim Fernandes. Os alunos ficaram alojados em casa das famílias dos alunos alemães e participaram ao longo da semana em diversas actividades relacionadas com a criação de um guia de viagens para adolescentes.

Alunos e professores foram recebidos todos os dias às 8h20 com atividades “Quebra-gelo” preparadas e dinamizadas pelos alunos alemães e que permitiram uma maior interação entre os elementos das respetivas equipas e os almoços tiveram lugar na cantina da escola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao longo da semana, os  alunos participaram em dois workshops com um escritor de guias de viagens . Wolfgang Roessig   que apresentou esta tipo de texto literário e as regras de marketing e edição. Colaborou ainda com os alunos na criação das categorias do guia que farão parte do guia de viagens que irá ser construído nas quatro cidades parceiras. Em grupos mistos das quatro nacionalidades e acompanhados pelos professores, realizou-se uma visita pela cidade de Neu-Isenburg para recolha documental, registo de imagens e entrevistas. Ainda na escola, diariamente, nas salas de informática, os alunos foram criando os seus ebooks com registo das suas experiências. O processo de criação e resultados serão disponibilizados na plataforma eTwinning na página do projeto e na página web . 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na tarde de quarta-feira, todos os alunos e professores, acompanhados pelos alunos e professores  alemães participaram numa vista guiada a Frankfurt, onde ouvimos histórias sobre carrascos e alguns dos edifícios mais icónicos da cidade. Subimos à Main Tower ( um arranha-céu de 56 andares num elevador à velocidade de 25,2 km/h) e visitamos os típicos mercados de Natal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na quinta-feira, os diferentes grupos multinacionais realizaram compras no comércio local e preparam na cantina da escola a confeção de várias receitas alemãs. O manjar foi servido na festa que se realizou no final do dia na escola onde os alunos dançaram e conviveram alegremente até às 21h30 na companhia dos seus professores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o seu tempo livre (após as 15h30) os alunos acompanharam os alunos anfitriões nas suas rotinas, passatempos e vida familiar.

Os professores realizaram ainda três reuniões de gestão do projeto e preparação dos próximos eventos. O próximo encontro realiza-se na nossa escola na primeira semana de abril.

Foi uma semana intensa de trabalho e diversão. Muitas experiências, novas ideias.  A equipa portuguesa sente-se orgulhosa pelos elogios dirigidos aos nossos alunos que em diversas alturas do encontro foram a “voz” de todos os alunos presentes. Comunicativos, prestáveis e colaborantes nas tarefas propostas e uma postura exemplar quer na escola quer nas famílias que os acolheram.