Encontro Erasmus+ na EB 2,3 Cego do Maio

Entre os dias 1 e 5 de abril decorreu na nossa escola o 2.º encontro transnacional do Projeto “OFF THE BEATEN TRACKS – A TEENAGE TRAVEL GUIDE TO EUROPE”.

Estiveram presentes 25 alunos e 9 professores das escolas parceiras (Alemanha, Grécia e França) que chegaram à Póvoa de Varzim no domingo, dia 31 de março. Catorze famílias colaboraram com o Projeto e acolheram em suas casas os alunos estrangeiros, que juntamente com os alunos que os hospedaram seguiram algumas das rotinas escolares: assistiram a algumas aulas, almoçaram na cantina e visitaram espaços escolares.

O feedback obtido durante a semana, em relação a todos os participantes envolvidos nas atividades e outros atores da comunidade educativa e local, revelou-se muito positivo fazendo realçar que, graças ao esforço e ao empenho de todos, as atividades foram um sucesso e cumpriram com os seus objetivos, tendo servido para enriquecer os nossos alunos, não só do ponto de vista educativo como também pessoal, cultural e social, bem como para criar condições que permitam o alargamento de conhecimentos sobre a cultura, tradições e modos de vida de outros países europeus; aceitar e respeitar os outros, com vista a criar cidadãos Europeus melhores e mais conscientes.
Considera-se que os objetivos específicos deste encontro se concretizaram também com muito sucesso não só pelo sucesso e concretização das tarefas previstas, que superou as expectativas da jornada pedagógica delineada, e quiçá o mais importante, pelos fortes laços de amizade criados entre professores, alunos portugueses, famílias de acolhimento e os professores e alunos estrangeiros e que transpuseram os limites físicos da nossa escola.

Dia 1

Os alunos realizaram alguns jogos de apresentação e fizeram uma visita guiada pela escola orientados pelo Clube de Teatro. Esta visita terminou na biblioteca com a leitura de um poema de Fernando Pessoa em diferentes línguas (Português, Inglês, Alemão e Francês).

No Auditório da Escola, visionaram-se alguns pequenos vídeos sobre Portugal e a Póvoa de Varzim e os alunos formaram equipas para realizar um Kahoot sobre Portugal.  Após uma breve apresentação do Sistema Educativo Português e o Programa da semana, a turma do 7.ºE ofereceu a todos os participantes trabalhos que realizaram na disciplina de Projeto+ (marcadores de livros, panfletos, poveirinhos em barro e trabalhos com latas de sardinha).

Após o almoço na cantina, realizou-se uma visita de autocarro por locais da Póvoa de Varzim (Monte de S. Félix, Rates e Marginal da Póvoa) terminando a tarde na Câmara Municipal, onde foram recebidos no Salão  Nobre.

This slideshow requires JavaScript.

Dia 2

Antes da partida para a cidade do Porto e após terem assisitido à 1ª aula da manhã, os alunos organizaram-se em equipas para realizar um trabalho – a aplicação de um questionário a turistas sobre o uso de guias de viagem.

Na livaria Lello, os alunos aplicaram o questionário  tendo a oportunidade de comunicar com estrangeiros de diferentes partes do mundo que se encontravam na livraria. Uma experiência muito enriquecedora! No espaço de 1 hora os alunos realizaram mais de 70 inquéritos.

O passeio a pé continuou pela Av. dos Aliados, Estação de S. Bento e Rua das Flores com uma paragem no Mercado Ferreira Borges, para almoçar. De seguida, descemos à Ribeira e atravessámos a ponte D. Luís I para apanhar um barco que nos levou a fazer a visita das 6 pontes. Antes de regressar à Póvoa de Varzim, uma subida no teleférico até à Serra do Pilar.

This slideshow requires JavaScript.

Dia 3

Durante a manhã, os alunos assisitiram a aulas e na biblioteca, em trabalho de equipa, lançaram os dados dos questionários realizados na livraria Lello. Tiveram ainda uma sessão de apresentação das ferramentas web que vão utilizar na criação dos seus textos para os guias turísticos – Padlet e os Forums no Twinspace.

Após o almoço na cantina, os alunos organizaram-se novamente em grupos e munidos de uma lista de compras foram ao supermercado.

Durante a tarde, e com o apoio da equipa de professores e do pessoal da cantina, os alunos confecionaram pizzas, baguetes com pasta de atum, salada de fruta e umas deliciosas rabanadas. Os alunos portugueses enfeitaram a sala do aluno e realizou-se uma festa muito animada com música e jogos.

This slideshow requires JavaScript.

Dia 4

Os alunos iniciaram a manhã a realizar as tarefas de escrita colaborativa para a criação do guia turístico da Póvoa de Varzim. Visitaram depois a sala de Ciências e o Clube de Robótica, realizando atividades programadas pela Semana das Ciências. Novamente em grupos, os alunos partiram numa visita a pé, seguindo roteiros diferentes até à Praça do Almada e deslocarando-se por diferentes artérias da cidade. O ponto de encontro foi o restaurante Guarda-Sol, onde tiveram a oportunidade de provar a francesinha poveira.

À noite, realizou-se um jantar com Fado na Casa Cecília. Evento de  despedida dos professores aberto a todos os professores do Agrupamento.

This slideshow requires JavaScript.

Dia 5

Os alunos continuaram a trabalhar no guia turístico e realizaram atividades e jogos tradicionais. Ofereceram a cada aluno um pequeno frasco personalizado, com um pouco de areia, um beijinho da praia e uma pequena mensagem em português. Por seu lado, os alunos estrangeiros e professores redigiram mensagens e deixaram-nas num frasco de memórias.

Após a entrega de certificados a todos e algumas lembranças aos professores, realizou-se o último almoço na cantina.

This slideshow requires JavaScript.

 

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com