Instrumentos de Avaliação do 2.º Período

O Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, no passado dia 3 de março de 2021, debateu a situação atual de Ensino à Distância (e@d) e procedeu a ajustes nos instrumentos de avaliação do 2.º período do ano letivo 2020/2021, tendo atendido às seguintes circunstâncias: Os alunos não podem ser prejudicados pela situação atual; há alunos com dificuldades técnicas de acesso ao e@d, embora estas tenham vindo a ser solucionadas com a entrega de computadores e a abertura da escola para que possam participar nas aulas online; os diversos grupos disciplinares/docentes estão a utilizar modelos e técnicas de trabalho muito diversificados.

Assim, vão manter-se os critérios e ponderações em relação às “Atitudes e valores”.

Vão ser alterados, excecionalmente para o 2º período, os instrumentos de avaliação das “Competências e conhecimentos”. Será atribuída uma ponderação de 20% ao cumprimento do “Código de Conduta para o Ensino Não Presencial” e igualmente 20% para o “Cumprimento de Tarefas“. Salienta-se que a contagem das tarefas, para cada aluno, só deve referir-se a partir do momento em que não houve dificuldades tecnológicas. Para esse efeito, os Diretores de Turma devem manter os docentes de cada Conselho de Turma informados acerca da situação dos alunos. Os restantes 60% ficarão ao critério de cada Área Disciplinar e deverão ser registados em ata.

Na Educação Pré-Escolar a avaliação das aprendizagens será realizada como habitualmente, com base nas evidências que cada educador recolher, salvo caso não haja elementos disponíveis, por ausência de meios técnicos para o acompanhamento à distância e se não houver regresso ao ensino presencial.

Relativamente à Educação Especial, a avaliação dos alunos abrangidos por medidas seletivas de suporte à Aprendizagem e Inclusão realiza-se de acordo com os critérios definidos no Agrupamento. A avaliação dos alunos abrangidos por medidas adicionais de suporte à Aprendizagem e Inclusão realiza-se de acordo com os critérios de avaliação específicos, definidos no Relatório Técnico Pedagógico e Programa Educativo Individual do aluno.

Os critérios e instrumentos de avaliação para 2020/2021 foram aprovados no início do ano letivo e encontram-se aqui disponíveis para consulta.