Novos Projetos Erasmus – apresentação durante os #Erasmusdays2020

O nosso Agrupamento foi recentemente congratulado com a aprovação de mais dois projetos inseridos no programa Erasmus, no âmbito das Parcerias de Intercâmbio escolar. Assim, nos próximos dois anos letivos, o Agrupamento irá ser escola parceira no projeto “SHE’S the Change”, coordenado a nível local pela professora Ana Ribeiro. Este projeto será desenvolvido em parceria com escolas de Espanha (coordenador), Itália e Grécia. Para além deste projeto, a escola será parceira no “European Future Skills”, coordenado localmente pela professora Mónica Brandão em parceria com escolas da Alemanha (coordenador), Grécia, Espanha, Letónia e Estónia. Ambos os projetos são dirigidos a alunos do 3.º Ciclo.

As parcerias estratégicas irão abranger temáticas diversificadas e pretendem contribuir para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Igualdade; Sustentabilidade; Solidariedade; Saúde,  bem como questões relacionadas com o desenvolvimento de novas competências.

Tendo em conta o ano atípico que estamos a viver, devido ao período pandémico que atravessamos, será previsível um período de extensão dos mesmos por mais um ano, para que, assim, se possam realizar com toda a segurança e confiança as mobilidades previstas entre os parceiros europeus. No entanto, há que relembrar que estes projetos não se resumem apenas a mobilidades entre as escolas envolvidas, estando previsto um elevado número de outras atividades desenvolvidas em cada uma das escolas e que serão dinamizadas numa lógica de partilha de trabalhos e experiências à distância. No âmbito destes projetos Erasmus, e como já vem acontecendo desde 2015, os alunos terão oportunidade de comunicar com outros alunos europeus através de plataformas virtuais que possibilitarão um contacto à distância, nomeadamente o eTwinning, salvaguardando-se, desta forma, todas as regras de segurança que se impõem no momento tão delicado que vivemos.

Estes projetos têm como objetivo principal a troca de boas práticas e experiências de ensino e aprendizagem possibilitando, simultaneamente, um conhecimento de outras realidades educativas e culturais, bem como o desenvolvimento da vertente comunicativa dos nossos alunos e o incremento das línguas estrangeiras, sobretudo do inglês, que será a língua oficial utilizada nas comunicações entre os participantes dos vários países europeus envolvidos.

No próximo dia 15, quinta feira, lançaremos aqui na página um filme sobre a participação doAECM no programa Erasmus desde há 5 anos: registos fotográficos/video dos diversos encontros e testemunhos de alunos participantes e uma encarregada de educação. Participa no Erasmusdays, visualiza o filme e partilha com os teus colegas as tuas experiências, se já participaste nos projetos anteriores ou que estão a decorrer, ou informa-te como poderás vir a ser um futuro aluno Erasmus!

Este evento está divulgado nos canais oficias Erasmus:

https://www.erasmusdays.eu/event/erasmusdays2020-agrupamento-de-escolas-cego-do-maio/

Página dos Projetos Erasmus a decorrer no Agrupamento: http://www.cegodomaio.org/erasmus-3/