Mar 26 2019

O 5.º Ano Foi Visitar o World of Discoveries no Porto

Finalmente, chegou o dia 25 de Março, em que os alunos do 5º ano da Escola EB 2/3 de Cego do Maio foram visitar o World of Discoveries.

Ficaram a saber quem foi o impulsionador dos Descobrimentos Portugueses, o infante D. Henrique, que nasceu no Porto. Viram a evolução dos barcos desde a barca, que só dava para andar com ventos à popa, favoráveis, passando pelo velame, barco com que Gil Eanes conseguiu passar o Cabo Bojador, e então vem a caravela que permite bolinar (navegar contra ventos contrários em ziguezague), segue-se a nau e o magnifico galeão, junção da caravela armada com a nau. Os portugueses chegaram mesmo a ter o galeão com mais artilharia- canhões do mundo, por isso no Brasil lhe chamavam o bota-fogo, mas não é o clube de futebol.
Observaram como se vivia a bordo de um barco dos Descobrimentos, estiveram em salas multimédia e percorreram em pequenos barcos os canais de água, com temas sobre terras que os portugueses descobriram, como o Brasil, e outras por onde passaram e conquistaram, terras como África, China, Timor, Macau.
Na época da expansão marítima os portugueses, a partir do século XV, brilharam em várias áreas, mas hoje os portugueses continuam a sua aventura dos descobrimentos e estão integrados nas melhores equipas de cientistas do mundo desde aeronáutica, neurociências, novas tecnologias e tantas outras ciências.