Out 24 2017

Outono Sensorial Na Unidade de Apoio Especializado da EB 2/3 Cego do Maio

À medida que crescemos, o nosso cérebro aprende a interpretar e a responder às informações recebidas através dos sentidos. Estas informações, tornam-se respostas organizadas, automáticas e muito eficientes. Continuamente regulamos a nossa vida através de escolhas sensoriais, estas escolhas provocam respostas sensoriais, que variam à medida que o nosso equilíbrio/consciência sensorial se desenvolve.

Na intervenção e acompanhamento de crianças e jovens com multideficiência, cujo primeiro e por vezes único mundo é o das sensações, é indispensável estimular esta consciência sensorial, porque é a informação recebida pelos sentidos e processada pelo cérebro que lhes permite aperceberem-se dos sons, dos sabores, dos aromas, das cores, das formas, das texturas, da temperatura e sobretudo ter consciência de si e do outro.

Ao realizar este tipo de atividades, pretendemos proporcionar aos nossos alunos um ambiente multissensorial enriquecedor, que lhes permita ter consciência de si, do outro e do espaço/ambiente que os rodeia.

 

Trabalhos com os alunos na Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência na EB 2/3 Cego do Maio.