Prática de Mindfulness na escola – ação de sensibilização

Realizou-se no passado dia 16 e 17 de março uma ação de sensibilização à prática do Mindfulness em contexto escolar, orientada pela professora Ana Ribeiro e dirigida aos professores.

47 professores dos diferentes níveis de ensino do AE Cego do Maio aceitaram o convite para participar nesta ação que decorreu online e onde foram apresentados alguns conceitos e realizadas  algumas práticas em conjunto. Houve ainda a oportunidade para ouvir e ver os testemunhos de alunos a falar da sua experiência e dos benefícios da introdução desta prática nas suas rotinas.

O Projeto Mindfulness na Escola   teve a sua implementação  no ano letivo 2018/19 com o protocolo criado com a Associação Mentes Sorridentes. No presente ano letivo, devido às restrições impostas pela pandemia Covid-19, apenas dois grupos de alunos estão a frequentar as sessões formais (19 alunos) que decorrem semanalmente, agora em ambiente online.

O objetivo do Projeto de Mindfuness  na escola é explorar a prática de Mindfulness enquanto competência de vida para que @s alun@s:

  • se sintam mais felizes, calm@s e realizad@s;
  • se relacionem melhor com os outros;
  • se concentem e aprendam melhor;
  • lidem com o stress e a ansiedade;
  • tenham melhor desempenho nas diferentes atividades.

 

Em que consiste o mindfulness? 

Consiste em proporcionar exercícios que conduzam a uma experiência diferente em que se leva a mente a acalmar e a concentrar-se através das mais diversas técnicas (movimento, respiração, entre outras). A natureza da mente é pensar, como tal, é natural que os pensamentos aconteçam durante a prática. O Mindfulness convida a notar que se está distraído, observar o que causou a distração e escolher fazer regressar o foco da atenção à tarefa que estamos a desempenhar no momento presente.