Projeto Con(s)CienciaArte da Fundação de Serralves

No âmbito do Eco-Clube/Programa Eco-Escolas, no dia 13 de janeiro, os alunos das turmas A e B do 8.º ano da Escola E.B. 2/3 Cego do Maio participaram no Projeto Con(s)CienciaArte da Fundação de Serralves. Os programas educativos apresentados constituem uma das mais marcantes áreas de ação no campo das artes, da sensibilização e consciencialização ambiental e aproximação à dimensão científica.

Os alunos puderam participar em três atividades educativas incluídas nas Oficinas do Ambiente:

  •  “Juntos somos mais fortes”, onde os alunos exploraram as relações de cooperação que se criam entre seres de espécies diferentes, tais como as relações de simbiose e mutualismo presentes nos líquenes e micorrizas. Inspirando-nos nestas relações de troca e partilha, os discentes cooperaram na construção de uma instalação coletiva para testar as suas próprias relações de amizade e colaboração e descobrir se juntos são mais fortes!
  •  “Biodiversidade dos cursos de água doce”, onde os alunos realizaram um percurso pelos pontos de água superficial e subterrânea do Parque e inventariaram a biodiversidade que lá habita, de forma a conhecer a qualidade biológica dos lagos do Parque através do estudo da sua comunidade biótica.
  •  “Biodiversidade urbana – construção de teias ecológicas”, onde os alunos recolheram seres vivos de vários habitats do Parque e tentaram organizá-los em cadeias, teias e pirâmides ecológicas como verdadeiros ecólogos.

Os alunos mostraram-se interessados e empenhados na realização das atividades propostas.

Salienta-se também o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pela cedência do autocarro.

Este slideshow necessita de JavaScript.