Projeto Con(s)CienciaArte da Fundação de Serralves

No âmbito do Eco-Clube/Programa Eco-Escolas, no dia 11 de março, os alunos das turmas B e E do 8º ano da Escola E.B. 2/3 Cego do Maio participaram no Projeto Con(s)CienciaArte da Fundação de Serralves. Os programas educativos apresentados constituem uma das mais marcantes áreas de ação no campo das artes, da sensibilização e consciencialização ambiental e aproximação à dimensão científica.

Os alunos puderam participar em três atividades educativas incluídas nas Oficinas do Ambiente:

  •  Biodiversidade – “Metamorfose animada”, onde os alunos foram levados a conhecer o fascinante mundo da metamorfose (borboletas e libelinhas) e construir um fenacistoscópio com o intuito de animar estas extraordinárias transformações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Paisagem: “Adaptar ao habitat: viagem pelo curioso mundo das plantas”, onde, num trilho pelo Parque, os alunos observaram plantas aéreas, aquáticas, subterrâneas, espinhosas, resinosas, simbióticas e registaram algumas das suas adaptações ao habitat.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Sustentabilidade e alterações climáticas: “A energia do mundo nas nossas mãos”, onde os alunos foram convidados a calcular a sua Pegada Ecológica; estar em contacto com a Natureza com o intuito de perceber o quanto é importante gerir adequadamente os recursos naturais; refletir sobre o consumo exagerado e pela inadequada gestão dos recursos naturais, colocando em risco as gerações futuras; identificar mudanças e fixar objetivos para mudar e orientar-se para estilos de vida sustentáveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os discentes mostraram-se interessados, empenhados e interagiram com as educadoras/técnicas de uma forma irrepreensível.

Salienta-se também o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pela cedência do autocarro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!