Projeto Hortas Bio 2019-2020

Projeto Hortas Bio, lançado pelo programa Eco-Escolas no ano letivo 2012-2013, continua a ter um elevado sucesso junto das escolas.

O aproveitamento da estufa montada na Escola E.B. 2/3 Cego do Maio surgiu como forma de potenciar os recursos materiais neste estabelecimento, bem como potenciar a motivação para a aprendizagem. Os alunos inscritos no Eco-Clube bem como alguns alunos com necessidades educativas especiais abraçaram esta iniciativa com muito carinho e dedicação. O objetivo passou por promover uma horta escolar de acordo com os princípios da Agricultura Biológica; promover uma abordagem na inclusão e na participação ativa dos alunos contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e promover a interdisciplinaridade.

O espaço funcionou como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas. Os alunos cultivaram legumes e frutos sazonais. Foram responsáveis pela limpeza da horta, pela rega, pelos utensílios a usar, pela colheita. Os produtos foram depois utilizados na confeção das refeições servidas no refeitório.

Também ali se procedeu à recolha da água das chuvas para a rega e de resíduos provenientes da horta, destinados à transformação em adubo biológico – compostagem.

Contudo, no seguimento da interrupção das aulas presenciais e consecutivo encerramento das escolas, foi lançado o desafio “Horta Bio…em casa”, adaptado para o desenvolvimento à distância, com a colaboração da família.

Os trabalhos podem ser visualizados nos seguintes links da página Eco-Escolas:

 

https://hortasbio.abae.pt/trabalhos-2020/as-nossas-hortas-bio/?school=4295&challenge=0&work=1

 

https://hortasbio.abae.pt/trabalhos-2020/horta-bio-em-casa/?school=4295&challenge=3&work=1