Out 13 2017

Projeto “Mentes Sorridentes” no Agrupamento Cego do Maio

O AE Cego do Maio considerou que o crescente reconhecimento científico da prática de “Mindfulness” justificava a sua implementação no contexto escolar. Assim, no âmbito do protocolo estabelecido com a Associação Mentes Sorridentes deu-se hoje início à 1.ª fase do projeto com a 1.ª sessão de formação dirigida a um grupo de professores das várias escolas do Agrupamento. Este projeto irá posteriormente abranger alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente.

O Projeto “Mentes Sorridentes” consiste na transmissão de exercícios de controlo respiratório e treino da atenção plena, vulgo “Mindfulness Este tipo de prática contribui para uma melhoria significativa dos níveis de atenção/concentração, autoestima, melhor relacionamento interpessoal, maior autoconsciência, entre outros. Estas técnicas, quando aplicadas de forma rotineira, contribuem para o bem-estar geral de quem as pratica, contribuindo também para uma melhoria da aprendizagem.

Mais informação aqui:

No próximo dia 30 de outubro vai realizar-se no Auditório da escola sede, pelas 18 horas, o Seminário Mentes Sorridentes: apresentação do Projeto Mentes Sorridentes à comunidade educativa, onde vão ser abordados os resultados científicos alcançados com a experiência do projeto e a forma de implementação do mesmo no nosso Agrupamento.

Este Seminário vai ser dinamizado pelo Diretor do Agrupamento, Dr. Arlindo Ferreira, pelo Dr. Sérgio Brandão, da Associação Mentes Sorridentes e pela Dr.ª Cátia Almeida, Pedopsiquiatra do Cento Hospitalar Cova da Beira e membro honorário da Associação Mentes Sorridentes.