PVPV

COMO DIZER “NÃO” AOS FILHOS | PROJETO PVPV

 

No âmbito da Ação 1- “Elos-Pais” do Projeto Municipal Póvoa de Varzim Promove Valores, foi convidado o Dr. Alfredo Leite, Psicólogo Educacional do Projeto Mundo Brilhante que neste vídeo nos dará exemplos práticos de como dizer “não” aos filhos.

 

25 de fevereiro e 4 de março de 2021

11 de Fevereiro de 2021

5 de Dezembro de 2020

 

19 de Novembro de 2020

MOTIVAÇÃO DOS FILHOS NA APRENDIZAGEM por Renato Paiva I Projeto PVPV

COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A LIDAR COM AS EMOÇÕES por ASSOCIAÇÃO PAIS COMO NÓS | PROJETO PVPV

 

AUTORREGULAÇÃO DOS PAIS por ASSOCIAÇÃO PAIS COMO NÓS | PROJETO PVPV

A COMUNICAR É QUE NOS ENTENDEMOS por ASSOCIAÇÃO PAIS COMO NÓS | PROJETO PVPV

 

 

REGRAS E ROTINAS por ASSOCIAÇÃO PAIS COMO NÓS | PROJETO PVPV

 

No âmbito da Ação 1 – Elos-Pais do Projeto Municipal Póvoa de Varzim Promove Valores, foram convidadas as Psicólogas Doutora Tatiana Homem e Doutora Andreia Azevedo, fundadoras da Associação Pais como Nós, para falar sobre regras e rotinas no regresso a mais um ano letivo.

 

2 a 4 de Setembro de 2020

 

4 de Novembro de 2019

 

28 de Março de 2019

No âmbito dos PLANOS INTEGRADOS E INOVADORES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR (PIICIE), o Município da Póvoa de Varzim, tal como os restantes 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), apresentou a candidatura do seu Projeto, designado por “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, ao NORTE 2020.

Este Projeto Municipal elaborado numa estreita articulação com os 5 Agrupamentos de Escolas (Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates) e as 2 Escolas Secundárias (Eça de Queirós e Rocha Peixoto) do concelho, desenvolve-se numa dinâmica de ação que promove, pedagogicamente, os valores enquanto dimensão estruturante para o combate ao insucesso e abandono escolar precoce.

Este projeto encontra-se também no alinhamento do Eixo Prioritário 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (NORTE 2020).

 

OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO:

– Prevenir o risco de insucesso e abandono escolar precoce;

– Aumentar o envolvimento dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos;

– Capacitar o Pessoal Docente para a adoção de estratégias inovadoras para o ensino/aprendizagem;

– Capacitar o Pessoal Não Docente para a adoção de estratégias que contribuam para a promoção de um bom relacionamento entre/com os alunos, bem como de um bom ambiente escolar;

– Desenvolver competências de pensamento criativo e melhorar as competências de comunicação dos alunos.

 

DESTINATÁRIOS DO PROJETO: alunos do 1.º/2.º, 5.º, 7.º e 10.º ano de escolaridade.

 

METAS QUE NOS PROPOMOS ATINGIR:

Diminuir em 25% a taxa de retenção (comparativamente ao ano letivo 2015/2016);

Aumentar em 10% a qualidade do sucesso relativamente à percentagem de alunos com um ou mais níveis/classificações inferiores ao nível três.

 

O PROJETO ALICERÇA-SE EM 4 AÇÕES

AÇÃO 1 – ELOS-PAIS tem como finalidade sensibilizar e capacitar as famílias para a adoção de estratégias exequíveis de parentalidade consciente, positiva e comprometida no processo educativo dos seus filhos;

AÇÃO 2 – ELOS – PD/PND – tem por objetivo capacitar os docentes de novas aptidões pedagógicas para lidar com os desafios da educação no século XXI, bem como dotar o pessoal não docente de estratégias que contribuam para a promoção de um bom relacionamento com os(as) alunos(as) e de um bom ambiente escolar;

AÇÃO 3 – ELOS DE CIDADANIA – visa promover nos alunos representações e princípios sobre o “ser e saber estar” com os outros, atitudes e comportamentos prossociais, bem como fomentar princípios de cidadania participativa;

AÇÃO 4 – ELOS…TRAMPOLIM PARA A CRIATIVIDADE – tem como propósito contribuir para o desenvolvimento de competências na área da língua materna, bem como dinamizar concurso nas áreas abordadas em ateliers de Artes/Tecnologia, que valorizem e premeiem os trabalhos criativos e inovadores neles desenvolvidos.

 

DURAÇÃO DO PROJETO: Período de 3 anos letivos – 2018/2019 a 2020/21.

 

MONITORIZAÇÃO DO PROJETO: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade do Porto.

 

FINANCIAMENTO DO PROJETO: FUNDO SOCIAL EUROPEU (FSE).

 

Flyer PVPV

 

 

 No âmbito da Ação 1 – “Elos Pias” do Projeto PVPV, vão ser realizadas sessões de capacitação durante o ano letivo, dirigidas aos Pais/Encarregados de Educação

            Se pretender deixar-nos a sua proposta sobre as temáticas a abordar nas mesmas, aceda ao link

            No âmbito da Ação 2 – “Elos PD/PND” do Projeto PVPV, vão ser realizadas sessões de capacitação durante o ano letivo, dirigidas a Professores e Técnicos Superiores.

            Se pretender deixar-nos a sua proposta sobre as temáticas a abordar nas mesmas, aceda ao link

Caixa de Sugestões para Pessoal Docente – https://forms.gle/Lc9SUZpJTBGpJMoj7

            No âmbito da Ação 2 – “Elos PD/PND” do Projeto PVPV, vão ser realizadas sessões de capacitação durante o ano letivo, dirigidas aos Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos.

            Se pretender deixar-nos a sua proposta sobre as temáticas a abordar nas mesmas, aceda ao link

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com