RoboParty – Dia 3

E terminou assim o 3.º dia da participação dos alunos do Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas Cego do Maio no RoboParty 2018.

Estão de parabéns os alunos e a professora Judite Ribeiro que nestes três dias participaram intensamente nesta festa da robótica e programação.

Fica aqui a reportagem do último dia.

O cantar do galo foi às 8:00 da manhã mas já estávamos a trabalhar para a prova seguinte “Race of Champions”, onde o nosso robô (que tinha entretanto sido batizado como Fusível), teria que seguir uma linha e completar uma volta ao circuito no menor tempo possível! Um desafio à nossa programação!

O espírito de partilha deste evento foi espetacular. Como o kit básico não incluía o sensor de linha, uma das equipas da escola D. Dinis-Lisboa, ofereceu-se para nos emprestar um que tinham a mais e assim pudemos participar nesta corrida (obrigada ao professor Carlos e ao Filipe, pela vossa camaradagem e espírito de entreajuda). Em apenas 3 horas conseguimos programar o “Fusível”. Ele fez todo o percurso, nas calmas, sem nunca perder a linha e subiu a ponte sem problemas !!

 

Para prova de dança, era necessário que as equipas de cada mesa de trabalho (ilha) se juntassem, escolhessem uma música, enfeitassem os robôs e os programassem de modo a estes fizessem uma coreografia ao som da música. Como as outras três equipas da nossa ilha não pretendiam participar nesta prova, fomos integrados noutra ilha que nos recebeu de braços abertos! Formou-se assim a equipa “Thriller”, constituída pelo AE D. Afonso Henriques – Guimarães, pela Escola Digital – Lisboa e pelo AE Cego do Maio. Mais uma vez, o tempo era curto para fazer as adaptações necessárias no programa do nosso robô (um dos zombies), que tinha de fazer um movimento simétrico ao do outro. Todos se esforçaram e conseguimos atingir os objetivos: pôr os robôs a dançar “Thriller” de Michael Jackson.

O evento terminou com a entrega dos prémios das várias competições. Os últimos prémios a serem divulgados foram os da prova de dança, onde fomos contemplados com um 2º lugar!

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com