Selo Nacional de Qualidade eTwinning atribuído a 3 Projetos do AECM

Alunos e professores do AE Cego do Maio estão mais uma vez de parabéns pelo excelente trabalho que realizaram no âmbito dos projetos eTwinning durante o ano 2019/2020.

Este ano, o Agrupamento foi distinguido com três selos de Qualidade Nacional eTwinning que “são concedidos a professores com excelentes projetos, na área eTwinning e que atingem um determinado nível de qualidade ao nível nacional e europeu”.

O reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido pelas professoras Adelaide Fernandes e Ana Ribeiro  surge na sequência dos projetos desenvolvidos com os seus alunos e em parceria com vários países europeus.

O projeto Book it 20!” desenvolvido pela professora Adelaide Fernandes com alunos do 2.º ciclo foi reconhecido por “revelar inovação pedagógica e criatividade, integração curricular, uso das TIC,(…) Salienta-se a articulação entre as várias disciplinas e o desenvolvimento de várias competências indo ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.” (*)

A professora Ana Ribeiro foi reconhecida pela sua participação em dois projetos:

O projeto “GPE Challengers” (desenvolvido com os alunos do 7.ºE) foi distinguido por estar “bem estruturado e com uma boa organização das páginas do TwinSpace. Há evidências do desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Inglês. Complementarmente, recorre a um conjunto de ferramentas digitais que estimulam o trabalho dos alunos, facilmente identificado nos produtos do projeto. Revela também um trabalho continuo dos professores, trabalho colaborativo dos alunos assim como os resultados e a reflexão sobre os dados da avaliação do projeto.” (*)

O projeto S.P.A.C.E. (com a participação dos alunos do 8.ºC) foi reconhecido por ser um “Projeto bem conseguido partindo do desafio de pôr os alunos a pensar num novo e melhor planeta, com inúmeras e diversificadas atividades.(…) verificou-se muito trabalho colaborativo. Os contributos e empenho dos professores portugueses são evidentes. O webinar com Richard Rogers, aspirante a astronauta, que também participou como membro convidado no twinspace, foi uma excelente mais-valia para o projeto e com certeza uma grande motivação para os alunos.” (*)

(*) textos da avaliação da equipa do Serviço Nacional de Apoio do eTwinning, da Direção-Geral da Educação (DGE)

De salientar, que mesmo durante o regime de ensino a distância (E@D), as professoras e os seus alunos continuaram a participar nos projetos, através de trabalho colaborativo online, videoconferências e na plataforma de trabalho Twinspace.

eTwinning é a comunidade de escolas da Europa que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.
Todos os projetos que receberem o Selo Nacional de Qualidade ficam automaticamente selecionados para integrar o grupo dos que poderão vir a ser agraciados com o Prémio Nacional.
Mais informação eTwinning no Agrupamento: http://www.cegodomaio.org/etwinning-2/