Sessão de Educação Ambiental – Plasticologia – “Plástico vs Oceano”

Aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos.
Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem.

Por esta razão, nos dias 9 e 10 de dezembro, foi dinamizada nas turmas de 9º ano uma sessão de educação ambiental sobre Plasticologia – “Plástico vs Oceano”.

A Dra. Joana Oliveira, da Unidade de Educação e Formação Ambiental da Lipor, fez uma breve abordagem sobre o cenário trágico do plástico que invade os oceanos. Seguidamente, os alunos participaram numa atividade dividida em duas partes:

  • Simulação de um areal e respetiva limpeza – lixo presente nas praias portuguesas, tempo de vida de alguns artigos de plástico e o respetivo tempo de degradação.
  • Dinamização de uma dinâmica simples para exemplificar a dificuldade dos animais marinhos em obter alimentos no meio da poluição.

É importante sensibilizar o público mais jovem sobre a problemática do plástico nos oceanos e fornecer-lhes ferramentas para conseguirem minimizar o seu impacto a este nível, através da alteração de comportamentos.

 

This slideshow requires JavaScript.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com