Teatro @ Distância

Atendendo à implementação do Ensino à Distância (E@D) durante o terceiro período, os alunos do Clube de Teatro passaram a ter aulas síncronas e assíncronas. Assim, a aprendizagem e o desenvolvimento de um projeto ocorreu numa sala de aula virtual, com 21 alunos inscritos, a professora responsável pelas atividades do clube, Fátima Veloso e a atriz Helena Silva, ambas a acompanhar os processos de criação.

Foi necessário reinventar não só o “espaço aula de teatro” bem como o “espaço de representação”. A  casa passou a funcionar como palco em que a voz, o corpo, a cenografia e o espaço escolhido serviram de instrumentos de comunicação.

O projeto teve como ponto de partida a publicação de oito textos/obras do PNL entre outros,  num tópico (espaço de armazenamento de textos, videos, imagens)  da Sala do Clube de Teatro, no Classroom para que os alunos escolhessem a personagem que iriam recriar. Procurou-se  despertar interpretações diversas das leituras escolhidas, possibilidades de abordagem sob os pontos de vista criativo e de interação com o grupo e ainda diferentes formas de contar uma história. Houve também atividades estritamente pensadas para uma aluna com Necessidades Educativas Especiais.

Nas sessões síncronas, os alunos falaram sobre o autor, a obra e a  personagem escolhida no contexto da história, fizeram leitura dramatizada do texto/falas escolhido(as), treinaram a respetiva encenação, trabalhando a voz, os gestos, os movimentos e pensaram numa cenografia.

Nas aulas assíncronas, fizeram pesquisas, treinaram as atividades das aulas síncronas, fizeram autogravações e adicionaram os seus vídeos no respetivo tópico da sala do Clube de Teatro, no Classroom.

Três alunas quiseram ainda participar no passatempo do Projeto “À barca” – O que é a Liberdade?

Por fim, foi criado  um álbum com os trabalhos do grupo em formato digital.

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com