Clube de Programação e Robótica

O Clube de Programação e Robótica (CPR) surge em Abril de 2106 na sequência do desafio lançado através do prémio ”Portugal, País de Excelência em Engenharia” promovido pela COTEC e com o incentivo da Direção da Escola. O seu Regulamento é revisto anualmente e aprovado pelo Conselho Pedagógico.

Objetivos do Clube

É do interesse de todos, cativar os jovens para a aprendizagem da Engenharia apresentando-lhes o vasto leque de possibilidades que esta área lhes proporciona, em particular a área da electrónica associada à programação.

Ao longo dos tempos, Portugal tem vindo a demonstrar possuir capital humano capaz de desenvolver tecnologia de ponta, cuja elevada qualidade é reconhecida internacionalmente. Um dos objectivos do Clube de Programação e Robótica será transmitir esse facto aos nossos alunos, incentivando-os a acreditar neles, a sonhar, a aventurarem-se a quebrar o ciclo de reprodução social.

Sendo a Robótica uma área que abrange diferentes tipos de Engenharias, desde a Mecânica passando pela Electrónica, Programação/Informática, podendo abranger a Química e a Automação dos processos industriais, outro dos objetivos que Clube de Programação e Robótica aqui se propõe, será constituir um tipo diferente de oferta educativa, que proporcione a quem nele participa o início de um caminho de descobertas aliciantes que promova a procura do conhecimento, o espírito criativo, a autonomia, a confiança e o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento de cada um enquanto pessoa e enriquecendo a qualidade do potencial humano do país.

Tendo em conta que são os engenheiros que transformam tudo o que nos rodeia. São eles que, com as suas ideias práticas, criativas e sonhadoras, inventam, desenham e constroem o nosso mundo. É através deles que surgem as importantes questões que podem melhorar as nossas vidas. … O engenheiro tem de ter também características como o pensamento crítico e criativo, trabalho de equipa e comunicação, resolução de problemas com restrições, e cidadania ativa e interventiva.[1]

Com a criação deste Clube pretende-se também dar a conhecer o papel da Engenharia e do engenheiro no país e no mundo e desmistificar a ideia de que não é uma profissão para mulheres.

Por fim, e do ponto de vista prático, são objetivos do Clube:

  • Promover a investigação e o desenvolvimento de projetos envolvendo Robots;
  • Promover a aprendizagem de linguagens de programação;
  • Despertar o interesse pela electrónica e automação;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico/abstrato;
  • Divulgar os resultados e a produção do clube, tanto na comunidade como fora dela;
  • Participar em provas externas.

 

Atividades

 

Em construção