O Clube de Programação e Robótica (CPR) surge em Abril de 2016 na sequência do desafio lançado através do prémio ”Portugal, País de Excelência em Engenharia” promovido pela COTEC e com o incentivo da Direção da Escola. O seu Regulamento é revisto anualmente e aprovado pelo Conselho Pedagógico.
Citando o Dr. Joaquim Trovão[1] – “A programação e a robótica são fundamentais no contexto educativo, pois estimulam nos alunos o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Além disso, proporcionam uma compreensão aprofundada da tecnologia e representam um contexto promotor do trabalho colaborativo que são, entre outros, aspetos valorizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Atualmente, os CPR assumem especial relevância, pois é já reconhecido que os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade”
[1] Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – DGE-MEC, no e-mail de divulgação do concurso de PCR, datado de 15 de maio 2024.
Objetivos do Clube
Ao longo dos tempos, Portugal tem vindo a demonstrar possuir capital humano capaz de desenvolver tecnologia de ponta, cuja elevada qualidade é reconhecida internacionalmente. Um dos objetivos do Clube de Programação e Robótica será transmitir esse facto aos nossos alunos, incentivando-os a acreditar neles, a sonhar, a aventurarem-se a quebrar o ciclo de reprodução social.
Sendo a Robótica uma área que abrange diferentes tipos de Engenharias, desde a Mecânica passando pela Electrónica, Programação/Informática, podendo abranger a Química e a Automação dos processos industriais, outro dos objetivos que Clube de Programação e Robótica aqui se propõe, será constituir um tipo diferente de oferta educativa, que proporcione a quem nele participa o início de um caminho de descobertas aliciantes que promova a procura do conhecimento, o espírito criativo, a autonomia, a confiança e o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento de cada um enquanto pessoa e enriquecendo a qualidade do potencial humano do país.
Com a criação deste Clube pretende-se igualmente dar a conhecer o papel da Engenharia e do engenheiro no país e no mundo, mostrando que “Há engenharia em tudo o que Há”. São os engenheiros que, com o seu espírito criativo e prático, engendram soluções inovadoras e importantes para diversas questões do quotidiano.
É pois do interesse de todos, cativar os jovens para a aprendizagem das Engenharias apresentando-lhes o vasto leque de possibilidades que esta área lhes proporciona, em particular a área da eletrónica associada à programação.
Por fim, e do ponto de vista prático, são objetivos do Clube:
- Promover um ambiente educacional diferente estimulando o gosto pelas diversas áreas CTEM;
- Promover o gosto pela investigação;
- Despertar o interesse pela electrónica e automação através de projetos envolvendo Robots;
- Promover o pensamento computacional e a aprendizagem de linguagens de programação;
- Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico/abstrato e a resolução de problemas práticos;
- Desenvolver a autonomia pessoal e a capacidade de trabalhar em equipa;
- Divulgar os resultados e a produção do clube, tanto na comunidade como fora dela;
- Participar em provas externas com espírito de partilha e não de competição.
Atividades
Em construção