é uma Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia
Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O AECM desenvolve projetos eTwinning desde 2015.
Pela dinâmica dos projetos que implementou e aderiu, a 25 de julho de 2018 o AECM recebeu o título de “Escola eTwinning” que premeia o mérito de uma equipa ao serviço do projeto eTwinning, tendo por base práticas responsáveis de utilização da Internet e boas práticas evidenciadas no âmbito do trabalho desenvolvido nos projetos eTwinning.
O desenvolvimento de projetos eTwinning operacionalizam a autonomia e flexibilidade curricular sendo uma excelente ferramenta para trabalhar com os alunos as competências previstas no Perfil dos Alunos á Saída da Escolaridade Obrigatória e promover a educação inclusiva, contribuindo para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
O eTwinning trouxe inovação e colaboração ao nível europeu ao nosso Agrupamento. Transformou, ainda, o seu funcionamento, ao dar destaque à aprendizagem baseada em projetos e à colaboração ativa realizada dentro e fora da escola. Com o Selo de Escola eTwinning foi distinguido o empenho e envolvimento no eTwinning, com destaque para a forma como é integrado e aplicado nas políticas e práticas escolares, reforçando o mote da missão do nosso Projeto Educativo “Unidos a edificar o futuro”
O AECM já obteve diversos galardões de reconhecimento pelos projetos eTwinning que desenvolve e concedidos a professores com excelentes projetos eTwinning, nomeadamente:
Alguns destes projetos foram ainda reconhecidos e galardoados com o Selo Europeu de Qualidade:
1 em 2017 | 2 em 2018 | 3 em 2019 | 3 em 2020 | 3 em 2021 |
O AECM recebeu também o Prémio Nacional eTwinning 2018 na Categoria 3.ºCiclo, com o projeto Digiventurer Teens
Em 2020 foi, novamente, reconhecido com o selo de escola eTwinning, que premeia escolas que se destacam pelas práticas digitais e por abordagens pedagógicas inovadoras e criativas.
Visita as páginas seguintes para conhecer os nossos projetos ao longo dos últimos anos!
Projetos 2022/2023
A Plataforma de Educação Escolar Europeia é o ponto de encontro para todas as partes interessadas no setor educativo escolar, tais como funcionários da escola, investigadores, decisores políticos e outros profissionais. A plataforma abrange todos os níveis desde educação e cuidados do ensino pré-escolar até à escola primária e secundária e inclui ensino e formação profissionais iniciais.
A plataforma inclui também o eTwinning, a comunidade para as escolas na Europa.
https://school-education.ec.europa.eu/pt
- O Agrupamento na nova Plataforma – https://school-education.ec.europa.eu/en/networking/schools-organisations/agrupamento-de-escolas-cego-do-maio-povoa-de-varzim
————————-PROJETOS —————————-
Este é um projeto de 7 meses (Outubro 2022-Abril 2023) que visa construir uma geração de jovens respeitosos, responsáveis, saudáveis e atenciosos, reforçando a sua crença de que podem fazer este mundo mais amável.
Numa época de incerteza global e de fragmentação da sociedade, existe uma necessidade real e premente de aumentar a empatia e a compaixão e de realizar ações para minimizar o sofrimento dos outros ou com iniciativas para combater a degradação do planeta.
O projeto T.A.S.K. (TEENS in Action Spreading Kindness) engloba uma equipa de professores e alunos de Portugal, Turquia, Grécia, Itália, Roménia e Polónia para aprenderem sobre questões globais reais que terão atividades conjuntas através das quais trocarão informações culturais e discutirão, planearão, pesquisarão e criarão os seus próprios projetos comunitários. Através de autêntica colaboração internacional, os alunos tornar-se-ão cidadãos globais que podem fazer a diferença.
Na nossa escola, os alunos das turmas E e F do 9.º ano integram este projeto e realizam as atividades em articulação curricular com a disciplina de Inglês e com a colaboração pontual de outras disciplinas ao longo do ano.
Estes são alguns dos trabalhos produzidos para o projeto:
AECM|9F – T.A.S.K. project_Self-Esteem boost quotes explained AECM |9E- T.A.S.K project_Self-Esteem boost quotes explained |
|
WRITE FOR RIGHTS de amnisty international
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
O Projeto eTwinning “Un voyage musical en Europe” está a ser desenvolvido com alunos dos 11 aos 15 anos da França, Itália, Grécia e Espanha. Trata-se de um projeto realizado no âmbito das aulas e conteúdos das disciplinas de Francês, Cidadania e Projeto+ e que permitirá aos alunos desenvolver as suas competências linguísticas, comunicativas e interculturais assim como desenvolver a sua criatividade artística, participando em atividades colaborativas, lúdicas e motivantes, tendo a língua francesa como língua veicular.
Pretende-se que os alunos possam divulgar o seu património musical e descobrir o património musical dos seus parceiros. Em simultâneo, poderão desenvolver a competência comunicativa, conhecendo alunos da mesma faixa etária e nível de ensino de outros países da Europa e trocando informações sobre o seu quotidiano e costumes, recorrendo a ferramentas digitais.
Neuma fase inicial, cada aluno realizou a sua apresentação pessoal, em língua francesa, num padlet criado para o efeito, tentando encontrar afinidades com colegas de outros países.
De seguida, foram preparadas e divulgadas no Twinspace do projeto duas canções de Natal: “L’enfant au tambour”, em língua francesa, e uma canção tradicional da Póvoa de Varzim.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
O projeto Erasmus+ SHE’S the Change 2022-23 faz parte do projecto Erasmus Ka2 “SHE’S the change”, uma parceria estratégica cujo objectivo principal é o intercâmbio de boas práticas escolares e a criação de uma Rede Europeia de Centros Educativos Sustentáveis. Compreender a sustentabilidade não só como a transformação dos aspectos ecológicos ou ambientais, mas também relacionados com o bem-estar social, incluindo factores como a solidariedade, hábitos alimentares saudáveis, igualdade e sustentabilidade. As iniciais do título (SHE’S) representam estes tópicos mas também se referem à Mãe Terra, Natureza, Sociedade, População, Educação, Liberdade, Esperança,… Para além dos objectivos descritos, este projecto pretende contribuir para alguns dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Igualdade (5. Igualdade de Género); Sustentabilidade (13. Acção Climática); Solidariedade (2. Fome Zero) e Saúde (3. Boa Saúde e Bem-estar) Este projecto refere-se à 2ª metade do projecto (22-23). As actividades anteriores foram desenvolvidas na antiga plataforma (20-22)
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
———————-NOTÍCIAS ——————-