Realizou-se entre os dias 1 e 7 de maio, no Istituto Comprensivo Luca Tozzi – Frignano, Nápoles, Itália, a 2.ª mobilidade do projeto Erasmus+ “SHE’S the Change”. Um grupo de 5 alunos do 8.ºano juntaram-se aos parceiros de Itália, Grécia e Tenerife, para viver uma semana repleta de atividades relacionadas com o tópico deste encontro – A Solidariedade – e conhecer a cultura, história e arte de locais vizinhos, como Caserta, Aversa, Nápoles e Herculano. O aperfeiçoamento do domínio da língua inglesa foi um ponto forte do encontro, bem como a estadia em casa de famílias italianas e a oportunidade de conhecer os seus hábitos e costumes.
No 1.º dia deste encontro as equipas foram recebidas com aplausos pelos corredores da escola até chegarem à sala principal onde a cerimónia de boas-vindas começou com a interpretação dos vários hinos nacionais, seguida dos discursos da Diretora da Escola e do Mayor da cidade. Após alguns momentos musicais, as diferentes equipas apresentaram os seus trabalhos sobre o tópico “solidariedade no meu país e na minha escola”. À tarde, realizou-se uma visita à escola secundária artística de Aversa, onde um grupo de alunos nos acompanhou e nos mostrou a igreja de Sant’Anna, o teatro Cimarosa com a sua bela sala romana e o monumental Mosteiro San Francesco. Finalmente, este excitante dia terminou com um concerto magnífico executado pela orquestra do Liceo Classico ad indirizzo musicale D. Cirillo.
O 2.º dia foi marcado por uma imersão na história, cultura e gastronomia napolitana. Uma visita guiada por alguns espaços da cidade de Nápoles, como a Igreja do Jesus Novo, Basílica de Santa Clara e centro histórico que terminou com a degustação de uma pizza napolitana em frente ao Castello del’Ovo com vista para o Vesúvio.
No 3.º dia, decorreu um workshop de solidariedade realizado pela associação GMA de Nápoles (NGO), que há anos que apoia a educação de crianças na Etiópia, graças à preciosa contribuição da Sra. Nunzia, uma mulher muito carismática e determinada. Através de um workshop muito expressivo e de uma dramatização, os alunos sentiram-se africanos durante um dia e doaram alguns objetos pessoais para a caridade que trouxeram dos seus países. De tarde, visitámos o Palácio Real de Caserta, o maior da Europa e classificado como Património Mundial da UNESCO, onde numa visita guiada ficamos a conhecer algumas das suas 40 salas e o monumental parque e jardim.
Na manhã do 4.º dia, realizou-se uma visita ao parque arqueológico de Herculaneum, um lugar de memória de uma cidade romana preservada pelas cinzas do Vesúvio. À noite, fomos presenteados com um jantar de despedida seguido de muita música ao vivo e diversão num magnífico espaço junto da Praia Castel Volturno.
Na manhã do 5.º e último dia, os alunos conheceram a grande missão realizada diariamente pelos voluntários da Cruz Vermelha de Casal di Principe e depois realizaram um workshop de escrita criativa baseado no “Blowin’ in the Wind” de Bob Dylan. A entrega dos certificados e a atuação de canto do Coro Erasmus+ teve lugar na Villa Andrea, onde o Presidente da Câmara e toda a administração nos ofereceram um aperitivo final. A nossa aluna Iara ainda recebeu um certificado por ser a criadora vencedora do logótipo do projeto.
O regresso a casa ficou marcado por uma difícil e emotiva despedida das famílias e novos amigos italianos. Os professores agradecem o apoio e a confiança dos pais e dão os parabéns aos alunos participantes porque representaram, mais uma vez de forma exemplar, o AE Cego do Maio.