Ed. Inclusiva

Projeto Educação Inclusiva “Apontamentos sobre a Diversidade”

 

Não é novidade que o importante foco de ação e reflexão para os professores, e comunidade educativa em geral, é de que, desde os primeiros anos da Escola tem o pressuposto de atender à diversidade dos alunos da melhor maneira possível, considerando a função de formação e ensino que a Escola cumpre na sociedade.

São muitas as ações que se desenvolvem neste sentido: a inserção de cada um dos alunos no grupo e na Escola como um todo; as relações que se estabelecem entre eles; o respeito às diferenças. Sabemos, porém, que a tarefa maior do professor está, na verdade, no compromisso que naturalmente firmamos com a aprendizagem de cada um de nossos alunos, e que o desafio primeiro se encontra na necessidade de olhar e conhecer todos e cada um, tendo sempre em vista identificar as possibilidades comuns e singulares de construir conhecimentos.

Esta publicação pretende refletir sobre as várias problemáticas dos alunos, ancoradas em cada diagnóstico, perceber o mais precocemente possível, os sinais e sintomas de determinada patologia e de que forma ela afeta o desenvolvimento da criança, ajudando também os pais e professores a adequar as atitudes, conhecendo as causas e minorando os efeitos, através de uma atitude diferenciadora e inclusiva valorizando as aptidões de todos os alunos. A ideia percursora e agregadora destas comunicações é esta: Educação Inclusiva-Apontamentos sobre a Diversidade

Hoje focamo-nos num breve resumo sobre Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA).

Pretendemos continuar este, ou outros estudos, com carácter mais alongado no tempo no sentido de fortalecer saberes, sem deixar ninguém para trás! Todos somos iguais nas nossas diferenças….

Até lá!

Educação Inclusiva – Apontamentos de Diversidade