O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) do AECM iniciou atividade no ano letivo 2022/2023, com alocação de uma Assistente Social, em horário de 35 horas, funcionando em articulação e complementaridade com as várias estruturas de Apoio ao Processo de Ensino e da Aprendizagem, com a Direção e Órgãos de Gestão.
O GAAF surgiu a par com a necessidade de promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, desde o pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade, numa abordagem holística do Saber, em sintonia com a missão do Projeto Educativo do Agrupamento de “Formação Integral do Ser Humano”, através de um serviço que possibilite aos jovens construírem-se como cidadãos reflexivos, participativos, resilientes, responsáveis e com uma atitude inclusiva.
Com vista ao sucesso e desenvolvimento educativo, foi também identificada a necessidade de implementação mais consistente de respostas de Educação Parental que permitam reduzir hiatos entre a família e a escola e considerar as figuras parentais como elementos chave na promoção do desenvolvimento saudável das crianças/jovens e na sua integração escolar.
Assim, os focos prioritários da intervenção do GAAF são:
- Estímulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal;
- Envolvimento familiar;
- Envolvimento comunitário.
Com o intuito de promover uma maior articulação entre aluno/escola, família e comunidade, os principais objetivos do gabinete são:
- Estimulação e desenvolvimento das competências cognitivas, motoras, sociais e emocionais dos alunos, contribuindo para uma melhoria na sua aprendizagem;
- Desenvolvimento de atividades que contribuam para a diversificação cultural e relacional dos alunos;
- Desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças do pré-escolar, do 1º e do 2ºciclo de ensino;
- Desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais e de consciência cívica de alunos do 3º ciclo de ensino;
- Desenvolvimento de competências parentais dos encarregados de educação e familiares de todos os ciclos de ensino;
- Apoio às famílias nas necessidades psicossociais que sejam identificadas;
- Articulação e complementaridade entre as estruturas existentes na escola que prestam apoio ao aluno e à família – EMAEI, GAAF, SPO, eduk’ARTE e GAPA;
- Intervenção sociofamiliar articulada e concertada com os recursos locais (externos à escola).