No dia 2 de fevereiro, todos nós, alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, formos ao Cine-Teatro Garrett assistir à peça “Os Bichos”, de Miguel Torga, encenada pelo grupo Varazim.
O livro “Os Bichos” é composto por vários contos onde os animais e humanos partilham características, colocando questões que a todos nos fazem pensar. E foi isso mesmo que aconteceu ao assistirmos à representação dos contos “Vicente”, o corvo, que simboliza a liberdade, e “Miura”, o touro que revela o seu sofrimento , momentos antes de entrar na arena para, numa tourada, divertir os homens.
Se a leitura dos contos já é algo complicada, pelo vocabulário apresentado e pelo facto dos animais personificarem comportamentos humanos, a verdade é que compreender totalmente esta representação nem sempre foi fácil. O vocabulário usado era, por vezes, desconhecido, porém, a capacidade de representar dos atores foi bastante expressiva. Além disso, as músicas, as luzes e os sons ajudaram-nos a compreender a peça. Gostamos, sobretudo, da simplicidade como encenaram as ondas do mar e da emoção revelada pelo touro, na arena.
Em suma, consideramos que esta ida ao teatro constituiu uma oportunidade para contactarmos de uma forma mais interessante com esta obra, partilharmos entre todos momentos de cultura e diversão, que nos enriquecem, e fomos uma verdadeira escola inclusiva, pois contamos com a companhia de colegas que nem sempre frequentam as mesmas aulas, mas com os quais gostamos de conviver.






































