No âmbito do Dia Mundial da Meditação que se celebrou a 21 de maio, a dinamizadora do projeto Mindfulness na Escola, Ana Ribeiro, convidou os Diretores de Turma a inscrever os seus alunos numa sessão na sala do projeto. Seis Diretores de Turma responderam ao desafio e, entre os dias 15 de maio e 2 de junho, cerca de 120 alunos passaram por este espaço para conhecerem o projeto e experimentarem algumas práticas, como exercícios respiratórios, práticas de atenção aos diferentes sentidos como o tacto, a audição e o paladar:
Mindfulness sobre a respiração – desenvolvimento de foco e atenção
Body scan – mindfulness guiado sobre o corpo – desenvolver a capacidade de atenção e redução do stress
Mindful eating – aplicação da atenção plena à alimentação – tomar efetivamente atenção a um pedaço de chocolate à medida que se come.
Os participantes experimentaram assim um momento de conexão com o presente, de corpo e mente, conseguindo interiorizar os seus movimentos, respiração e pensamentos.
O feedback dado pelos participantes revelou-se muito positivo quer pelas reações às práticas quer na avaliação escrita registada posteriormente.