Um grupo de alunas do 8.ºano e professores do Agrupamento de Escolas Cego do Maio estiveram entre 7 e 11 de março em Tenerife, Ilhas Canárias, no âmbito do projeto Erasmus+ SHE’S the Change, que visa o desenvolvimento de temáticas diversificadas pretendendo contribuir para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): SOLIDARIEDADE, SAÚDE, IGUALDADE e SUSTENTABILIDADE bem como questões relacionadas com o desenvolvimento de competências essenciais dos alunos, nomeadamente das competências de comunicação que lhes permitam ter uma participação ativa na sociedade que os rodeia.
A Escola IES S. Marcos, situada em Icod de los Vinos, foi a anfitriã desta primeira mobilidade de alunos, centrada na temática das questões da IGUALDADE de Género que juntou alunos e professores da nossa escola com as equipas de Itália e Grécia.
No 1.º dia do encontro, fomos recebidos na escola espanhola pela equipa Erasmus local, o Diretor da instituição e o Presidente da Câmara da cidade que destacaram no discurso de boas-vindas a importância dos valores e objetivos europeus no âmbito dos programas de mobilidade, bem como a importância da democracia e da defesa dos direitos, enquadrados no nosso projeto: Solidariedade, Sustentabilidade, Igualdade e Saúde. Após uma vista pelo centro escolar, as nossas alunas acompanharam os colegas espanhóis em algumas aulas. Ao fim da manhã, dirigimo-nos ao município histórico de Guarachico, que se tornou o pano de fundo para as atividades que o grupo realizou, desfrutando de um dos nossos eixos, como é a saúde, num almoço tipicamente canário, e na importância da solidariedade, igualdade e sustentabilidade.
No 2.º dia, 8 de março e Dia da Mulher, durante a manhã, os alunos trabalharam colaborativamente e em equipas transnacionais na atividade “Desenhando emoções” partindo de conceitos apresentados sobre a temática da Igualdade. De seguida, cada equipa da parceria apresentou um trabalho sobre as condições e direitos das mulheres nos seus países. O Hall da escola foi decorado com os trabalhos realizados pelos alunos. Neste dia disfrutámos de um almoço na cantina pedagógica da Escola que desenvolve um curso profissional de cozinha e hotelaria. Da parte da tarde, realizou-se um passeio por Icod de los Vinhos, concretamente visitou-se a de rua do Plano, um dos lugares mais importantes da Festa de San Andreas, pelo arrastão das pranchas, visitámos o Museu Sacro e a Igreja da Paróquia de São Marcos, e dirigimo-nos à Casa de los Cáceres onde se celebrou o ato inaugural da exposição “Mulheres da Terra, 12 mulheres icodenses”, trabalho realizado no âmbito deste Projeto Erasmus pela equipa espanhola. Posteriormente, foi realizada uma visita ao Parque Drago, onde o Presidente da Câmara Municipal ofereceu a todos os visitantes um óculos 3D “Icod 360”, que permite desfrutar, através da realidade virtual, de uma das tradições mais enraizadas do município, as Tablas de San Andreas.
No 3.º dia, o IES San Marcos preparou a visita a um dos enclaves mais característicos da ilha: o Parque Nacional del Teide, a montanha mais alta de toda a Espanha, onde desfrutámos da visita guiada de um geólogo especialista na matéria que não só nos apresentou o parque como contou diversas curiosidades sobre a vida selvagem, a flora e a geologia do local. Subimos a mais de 2500 metros de altitude e desfrutámos das paisagens vulcânicas com algumas explicações da professora de Ciências para recordar o vulcanismo e as rochas. Antes de regressar a Icod de los Vinos, partilhamos um piquenique preparados pelos professores anfitriões.
No penúltimo dia, o destino foi São Cristóvão de La Laguna, Património Mundial e a capital Santa Cruz. Uma guia turística acompanhou a nossa visita misturando três grandes realidades de La Laguna na ótica dos eixos do projeto: «História, Igualdade e Cultura»
Por fim, todos os países parceiros se reuniram no IES San Marcos para celebrar e viver o último dia depois de uma semana cheia de emoções e intensidade em Tenerife. No centro escolar, foi oferecido aos portugueses, aos italianos e aos gregos um passeio sobre as tradições icodenses através de vídeos e uma apresentação de fotografias antigas. Posteriormente, para incentivar o intercâmbio, foram propostos uma série de jogos sobre as tradições e as características culturais de cada delegação. Finalmente, os alunos, colocados no papel de embaixadores dos seus países, construíram muros digitais com informações sobre o património cultural dos diferentes locais de origem. Para terminar, o grupo dirigiu-se juntamente com a Equipa Erasmus e o Diretor do IES San Marcos à Câmara Municipal de Icod, para sermos recebidos novamente pelo Presidente da cidade e que entregou um exemplar de Filhos do Dragoeiro Milenar, distintivo da cidade, a cada delegação, e que irá ser plantado na nossa escola.
Para finalizar o dia e o intercâmbio, todos os países parceiros comemoraram um magnífico jantar juntamente com os seus alunos em Puerto de la Cruz. A construção deste projeto continua no próximo mês de maio na mobilidade à escola parceira de Itália, onde vão ser desenvolvidas atividades relacionadas com um 2.º eixo do projeto: a Solidariedade.