Alunos e professores do AE Cego do Maio estão mais uma vez de parabéns pelo excelente trabalho que realizaram no âmbito dos projetos eTwinning durante o ano 2019/2020.
Este ano, o Agrupamento foi distinguido com três selos de Qualidade Nacional eTwinning que “são concedidos a professores com excelentes projetos, na área eTwinning e que atingem um determinado nível de qualidade ao nível nacional e europeu”.
O reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido pelas professoras Adelaide Fernandes e Ana Ribeiro surge na sequência dos projetos desenvolvidos com os seus alunos e em parceria com vários países europeus.
O projeto “Book it 20!” desenvolvido pela professora Adelaide Fernandes com alunos do 2.º ciclo foi reconhecido por “revelar inovação pedagógica e criatividade, integração curricular, uso das TIC,(…) Salienta-se a articulação entre as várias disciplinas e o desenvolvimento de várias competências indo ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.” (*)
A professora Ana Ribeiro foi reconhecida pela sua participação em dois projetos:
O projeto “GPE Challengers” (desenvolvido com os alunos do 7.ºE) foi distinguido por estar “bem estruturado e com uma boa organização das páginas do TwinSpace. Há evidências do desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Inglês. Complementarmente, recorre a um conjunto de ferramentas digitais que estimulam o trabalho dos alunos, facilmente identificado nos produtos do projeto. Revela também um trabalho continuo dos professores, trabalho colaborativo dos alunos assim como os resultados e a reflexão sobre os dados da avaliação do projeto.” (*)
O projeto S.P.A.C.E. (com a participação dos alunos do 8.ºC) foi reconhecido por ser um “Projeto bem conseguido partindo do desafio de pôr os alunos a pensar num novo e melhor planeta, com inúmeras e diversificadas atividades.(…) verificou-se muito trabalho colaborativo. Os contributos e empenho dos professores portugueses são evidentes. O webinar com Richard Rogers, aspirante a astronauta, que também participou como membro convidado no twinspace, foi uma excelente mais-valia para o projeto e com certeza uma grande motivação para os alunos.” (*)
(*) textos da avaliação da equipa do Serviço Nacional de Apoio do eTwinning, da Direção-Geral da Educação (DGE)
De salientar, que mesmo durante o regime de ensino a distância (E@D), as professoras e os seus alunos continuaram a participar nos projetos, através de trabalho colaborativo online, videoconferências e na plataforma de trabalho Twinspace.