Alunos da EB Cego do Maio celebram o Dia da Europa e Dia do eTwinning

Este ano celebrámos o Dia da Europa, 9 de maio, num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da união e da ação conjunta. Apesar da contingência atual, este dia foi comemorado, de uma forma diferente, pelos alunos do nosso Agrupamento, particularmente pelos alunos da turma E do 7.ºano na disciplina de Inglês e pelos alunos de Francês que responderam aos desafios lançados nas aulas online.

A turma E do 7.º ano realizou ao longo da semana diversos jogos para testar os conhecimentos sobre a União Europeia e construiram vários posters que partilhamos neste mural:

 

Neste dia também celebrámos o Dia do eTwinning (15 anos) aproveitando para publicar o ebook/audiolivro produzido durante o projeto “GPE Challengers”, criado pelos alunos do 7.º E sob a orientação da professora Ana Ribeiro, em conjunto com os alunos de outras 10 escolas europeias (Turquia, Itália, Croácia, Roménia, Espanha, Ucrânia, Polónia, Grécia, Lituânia e Georgia). A situação atual obrigou a novas formas de trabalho mas não alterou os planos do projeto. Perante a nova realidade, o tema escolhido para este trabalho de escrita colaborativa foi o combate ao COVID-19.

Book titled 'GPE Challengers Around the World'
Os alunos de Francês da professora Beatriz Moreira também realizaram um ebook  respondendo ao desafio de partilharem uma lembrança europeia  neste momento de confinamento.

O que é o Dia da Europa?
Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.