2.ª Semana Ubuntu | Não estamos sozinhos

A 2.ª Semana Ubuntu decorreu entre 12 e 16 de dezembro de 2022, na EB 2,3 Cego do Maio, envolvendo 25 alunos do 3.º ciclo, duas docentes, uma psicóloga e uma assistente social, bem como o apoio das educadoras já formadas anteriormente pela Academia de Líderes Ubuntu.

Foi uma semana muito rica em vivências e no desenvolvimento de competências socioemocionais, na qual também deram o seu testemunho pessoal Manuel Goiana, na temática “Construir pontes”, e o  João Carlos Pimentel Alves , na temática “Superação e resiliência”.

Os alunos e alunas participantes revelaram muito empenho e dedicação, e os resultados superaram as expectativas, quer na avaliação qualitativa  quer na avaliação de impacto.

Assim, numa escala de 0 a 10, os alunos avaliaram qualitativamente a semana Ubuntu com os seguintes
valores:

Testemunhos – 9,36

Avaliação global da semana – 9,5

Utilidade da formação Ubuntu para a vida pessoal – 9,3

Deixamos ainda alguns exemplos de aprendizagens que os estudantes sublinharam:

  • Que nunca devemos julgar as pessoas pela a aparência e que toda a gente passa por dificuldades e que não estamos sozinhos.
  • Aprendi que independentemente dos meus problemas nunca estarei sozinho, pois outras pessoas tem o mesmo problema ou parecido.
  • Ser uma melhor pessoa. E respeitar os outros.

Na avaliação de impacto, registamos um incremento significativo nas competências relacionadas com os pilares Ubuntu:

Autoconhecimento: 54%
Autoconfiança: 62%
Resiliência:  54%
Empatia: 
 43%
Serviço:
 42%

 Os estudantes deixaram ainda testemunhos inspiradores. Partilhamos aqui alguns exemplos:

  • “Gostei muito, queria que continua se por mais semanas pois foi muito divertido e gostei muito. Ao início pensava que não me ia dar bem com ninguém sem ser as minhas amigas, mas consegui conversar com muita gente e construir pontes entre essas relações. Obrigada professoras por nos ter ensinado várias coisas que vamos usar dia a dia, e muito obrigado por nos “acolher” como uma família! Fico feliz por ter vivido esta experiência, obrigada por tudo :)”
  • “Foi chocante, engraçado, bonito, valioso, comunicativo e mais divertido do que imaginei. Imaginei que ia ser uma seca e que era impossível de ser divertido, mas nada é impossível espero que mais se sintam assim.”
  • “A minha experiência foi fantástica, aprendi bastantes coisas, aprendi a ter autoconfiança, e aprendi que apesar de sermos todos diferentes, todos temos uma coisa em comum somos humanos, e temos q saber perdoar e ajudar o próximo quando ele precisa. Aprendi a me reconciliar com os outros e saber socializar, aprender com os erros também é uma destas experiências que fui aprendendo. Obrigado por esta experiência!”

This slideshow requires JavaScript.

Gostaríamos de agradecer a todos os elementos que tornaram possível a concretização deste projeto, nomeadamente aos alunos envolvidos, pela sua participação empenhada; aos alunos dos Clube Ubuntu, por terem participado na cerimónia de entrega das t-shirts e de apresentação do clube; aos encarregados de educação, pela confiança no trabalho da equipa responsável, às educadoras, pelo trabalho e dedicação e à equipa IPAV  que nos apoiaram ao longo de toda esta jornada.