A Natureza como ambiente de aprendizagem no JI Pedreira 1/Argivai

Para proporcionar às crianças o contacto com a Natureza, realizam-se semanalmente saídas do Jardim de Infância Pedreira 1 ao Parque Natural do Anjo e ao Parque de Merendas de Argivai (ambos os parques próximos do Jardim de Infância).

Estas visitas têm-se revelado muito gratificantes para as crianças e têm sido potenciadoras de aprendizagens e experiências significativas a nível físico, cognitivo, social e afetivo, contribuindo para seu bem-estar e desenvolvimento.

O espaço exterior é um local privilegiado para atividades da iniciativa das crianças que, ao brincar, têm a possibilidade de desenvolver diversas formas de interação social e de contacto e exploração de materiais naturais. É ainda um espaço em que as crianças têm oportunidade de desenvolver atividades físicas, num ambiente de ar livre.

O envolvimento e entusiasmo demonstrados pelos adultos (educadora responsável e assistentes), bem como a atitude de respeito e confiança em relação às crianças, são dimensões basilares para a qualidade das experiências no exterior.

A concretização semanal desta atividade contou com o apoio, envolvimento e a devida autorização dos Pais e da Direção do Agrupamento.

Este ano letivo os Pais apoiaram, também, o repto lançado pela educadora responsável, de enviarem galochas e impermeáveis para que as crianças possam usufruir do espaço exterior do jardim de infância igualmente em dias de chuva.

“A brincadeira ao ar livre contribui para criar crianças, fortes, confiantes e capazes” (in Descalços e Felizes, Angela J. Hanscom, 2018).

This slideshow requires JavaScript.