Mai 23 2019

Ação de Formação eTwinning no AE Cego do Maio

O Núcleo de Projetos do AE Cego do Maio promoveu ontem, 22 de maio, a ação de formação de curta duração intitulada O eTwinning como plataforma promotora de trabalho colaborativo e de aprendizagens por projeto, orientada pela  embaixadora eTwinning da região norte, Daniela Guimarães, dirigida aos docentes de todos os grupos de recrutamento com interesse em conhecer e explorar esta plataforma do Programa Erasmus+ da União Europeia.

Ao longo de três horas foram abordados conteúdos relacionados com a exploração do Portal eTwinning e os principais recursos disponíveis do eTwinning live. Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de encontrar eTwinners (parceiros) para desenvolver um projeto, bem como de conhecer as ferramentas para elaborar colaborativamente um projeto eTwinning e as potencialidades do Twinspace como o espaço do projeto. A professora Ana Ribeiro teve a oportunidade de apresentar o projeto da nossa escola, vencedor do Prémio Nacional na categoria do 3.º Ciclo em 2018 e galardoado com selo Europeu.

Foi oferecido a todos os presentes um lanche simbólico para celebrar o facto do nosso Agrupamento ter sido galardoado com o selo de Escola eTwinning para 2018-19

O eTwinning é uma plataforma online grátis e segura onde professores de mais de 40 países podem encontrar parceiros, trabalhar em projetos, partilhar boas práticas e permitir a colaboração entre alunos. Tem  como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo que educadores e professores reorganizem as suas metodologias de trabalho, no sentido de tornar o processo de ensinar e de aprender mais atrativo para os alunos, o que certamente contribuirá para aumentar a proficiência das aprendizagens em diferentes áreas disciplinares.

Esta dinâmica de implementação de projetos colaborativos envolvendo alunos e professores de várias nacionalidades contribui ainda para o desenvolvimento de competências no âmbito das relações interpessoais, motivando os alunos para a aprendizagem, criando dinâmicas que se refletem numa alteração positiva de práticas, motivadoras e enriquecedoras para todos os envolvidos e que vão ao encontro do preconizado no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Esta plataforma disponibiliza a educadores de infância, professores, diretores e bibliotecários que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos no projeto a possibilidade de comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar entre si experiências e saberes, constituindo-se, assim, como a mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. Atualmente, esta rede à escala europeia/mundial congrega os contributos de 686468 professores, 196771 escolas e 90121 projetos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para mais informações consultar:

https://www.etwinning.net/pt/pub/index.htm

https://www.facebook.com/eTwinning.NSS.PT/

http://www.etwinning.pt/site/