AE Cego do Maio leva alunos a França – Encontro Erasmus+

Realizou-se entre os dias 18 e 22 de novembro o terceiro  encontro com alunos do Projeto Erasmus+ “Off the beaten tracks – a teenage travel guide to Europe” na escola parceira francesa em Epernay, Collége Jean Monnet.

Neste encontro participaram 8 alunos da EB 2.3 Cego do Maio e 8 alunos de cada uma das escolas parceiras da Grécia e Alemanha, sendo acompanhados pela coordenadora do projeto, Ana Ribeiro, o Diretor Arlindo Ferreira e o professor Delfim Fernandes. Os alunos ficaram alojados em casa das famílias dos alunos franceses e participaram ao longo da semana em diversas atividades relacionadas com a continuação da criação do guia de viagens para adolescentes e a análise de casos de lei relacionados com Copyright e direitos de autor.

Ao longo da semana, os  alunos reuniram-se em 5 grupos transnacionais e prepararam os casos de lei que lhes foram apresentados sobre copyright e uso indevido da imagem. Cada grupo tinha um Juiz, um advogado de defesa, um advogado de acusação, o réu, a vítima e os jurados. No último dia, cada grupo encenou a seu caso, apresentando os argumentos de acusação e defesa dos envolvidos, de acordo com a Lei. Ao longo da semana, também foram realizadas algumas atividades desportivas e jogos e tentou-se recriar as letras do título do projecto com figuras humanas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em grupos mistos das quatro nacionalidades e acompanhados pelos professores, realizou-se uma visita pela cidade de Epernay para recolha documental, registo de imagens e entrevistas para a construção do guia de viagens desta cidade. Muito apreciada foi a receção na Câmara Municipal da cidade e a visita às caves de Champagne Mercier, uma visita em trem pelos túneis a 30 metros de profundidade por baixo da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao fim da manhã de quarta-feira, todos os alunos e professores partiram de comboio numa visita à cidade de Reims e à sua famosa catedral.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma das atividades já realizadas na Alemanha e na nossa escola e muito apreciada pelos alunos– compra de ingredientes no mercado e confecção de diversas receitas – repetiu-se. Os alunos prepararam os alimentos no início da manhã de quinta-feira, antes de realizarem as tarefas de grupo em relação aos casos de lei e à construção do guia de viagens, e, no final da tarde, as mesas com as delícias confeccionadas foram montadas realizando-se uma festa com música e convívio entre alunos das diferentes nacionalidades e professores. Os alunos deixaram ainda mensagens escritas aos novos amigos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o seu tempo livre, após as 16h30, os alunos acompanharam os alunos anfitriões nas suas rotinas, passatempos e vida familiar.

O Erasmus+ tem vindo a marcar expressivamente os alunos deste projeto, numa experiência única de aprendizagem, com um período de duração até agosto de 2020. À semelhança do primeiro grupo de alunos que viajou até à Alemanha, o intercâmbio escolar realizado deu-lhes a oportunidade única de interagirem com a comunidade francesa e de ficarem a conhecer melhor a sua cultura, o seu património e o sistema de ensino e educação.

Em maio de 2020 realizar-se-á o último encontro deste projeto na cidade de Volos, Grécia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!