Campanha Laço Azul 2019

No seguimento da adesão à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e em estreita articulação e colaboração com a CPCJ da Póvoa de Varzim, a EB 2,3 Cego do Maio volta a associar-se a esta ação de sensibilização, sob o lema “Serei o que me Deres… Que seja Amor!”

A iniciativa tem como objetivo consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

Foram distribuídas T-shirts e alguns brindes pelos alunos da escola e, no intervalo da manhã, formou-se um Laço Azul Humano no exterior. Os alunos, orientados pela Professora Fátima Veloso,  “gritaram” poesia  alusiva ao lema da campanha.

 

sdr

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

“Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.

As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.

VER: SPOT criado em 2018: http://www.cegodomaio.org/laco-azul-humano-spot-agrupamento-de-escolas-cego-do-maio/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!