Clube de Línguas comemora “Día de Reyes”

No dia 5 de janeiro comemorou-se no Clube de Línguas o “Día de Reyes”. Depois de apresentada esta festividade espanhola e de se ter estabelecido o paralelismo com as tradições portuguesas, realizaram-se atividades lúdicas alusivas ao tema, mas em vez do tradicional “Roscón” foram degustadas especialidades da doçaria portuguesa, como as Rabanadas poveiras e os sonhos.

Deixamos aqui o resumo de algumas tradições espanholas do “Día de Reyes”:

This slideshow requires JavaScript.

No dia 5 de janeiro tem lugar em Espanha  a tradicional “Cabalgata de los Reyes Magos”, que consiste num cortejo onde estão representados os três Reis Magos, que percorrem as principais ruas das cidades ou localidades. Aí, as crianças podem saudar os Reis Magos, pedir-lhes os seus presentes e receber caramelos.

Mais tarde, antes de se deitarem, as crianças deixam os seus sapatos  num lugar com muita visibilidade da casa, normalmente a chaminé ou a varanda e vão dormir.

Na manhã do dia 6 de janeiro, as crianças abrem os presentes deixados pelos Reyes Magos nos sapatos, mas …cuidado, quem se comportou mal só vai receber carvão.

Depois dos presentes, está na hora de comer “El roscón de Reyes”, cujas frutas cristalizadas representam as pedras preciosas dos mantos dos Reis Magos. Entre a massa doce esconde-se uma pequena surpresa, que vai dar a quem  a encontra o título de rei ou Raínha da casa.

dia de reyes