Comemoração do Dia Nacional do Cigano

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO CIGANO

 

No dia 24 de junho comemora-se o dia Nacional do Cigano. O projeto eduK’ARTE – e8G, em colaboração com o Agrupamento de escolas cego do maio, celebrou o dia Nacional do cigano com a dinamização de uma atividade no espaço de convívio dos alunos.

Ao longo da semana, os participantes diretos do projeto eduK’ARTE – e8G desenharam e pintaram a bandeira que representa a cultura cigana, bem como, prepararam todo o material necessário para o desenvolvimento da atividade.

durante a manhã de hoje, na sala de convívio dos alunos, colocou-se a bandeira e a música que representa o hino cigano, com o intuito de toda a comunidade escolar ser convidada a deixar as suas questões sobre a temática na caixa de perguntas.

Na hora de almoço, o Miguel, dinamizador comunitário do Projeto eduK’ARTE – e8G, juntamente com a Técnica Joana Rocha e na presença da comunidade escolar (assistentes operacionais, alunos e respetivas professoras) abriu a caixa e respondeu a todas as perguntas que lhe foram colocadas. foram abordados diversos temas importantes para a desmistificação de estereótipos e preconceitos, como é o caso do casamento precoce, do estilo de vida, dos hábitos e costumes, com perguntas tão simples como, por exemplo, porque as meninas e mulheres usam os cabelos compridos, porque se vestem de preto, porque trabalham essencialmente nas feiras, entre outras questões que fizeram parte de uma atividade divertida que tinha como objetivo quebrar barreiras entre culturas.

This slideshow requires JavaScript.