Mai 04 2018

Concurso Nacional de Leitura – 1.º ciclo da Póvoa de Varzim representado por aluna do AE Cego do Maio

A nossa Cloe Gonçalves da EB1 da Giesteira, como já foi referido, representará o concelho da Póvoa de Varzim no 3.º momento do Concurso Nacional de Leitura (1.º Ciclo) que se realiza no dia 25 de maio, entre as 13:30 e as 17h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A nossa ávida leitora já se está a preparar para o evento. A obra seleccionada para o 1.º Ciclo para a fase metropolitana do Porto é O cavalo de Tróia,  Adapt. SÁNCHEZ, Isidro; trad. LINHARES, Francisco Alba; ilust. de TOBELLA, Montserrat.

Informação da Biblioteca Municipal Almeida Garrett:

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett integra e organiza, pela 12ª vez consecutiva, o Concurso Nacional de Leitura. O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, com o propósito de celebrar a leitura, em articulação com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) /Ministério da Cultura, Rede de Bibliotecas Escolas (RBE), Instituto Camões – Instituto de Cooperação e da Língua [Camões, IP), a DGAE/DSEEPE, a RTP, em articulação com as autarquias.

 Este ano, o CNL trouxe duas novidades:

  • A integração do 1º e 2º ciclo do ensino básico, aos quais damos as boas-vindas;
  • A fase regional estar dividida em 3 momentos: na escola, nos municípios e nos territórios intermunicipais/áreas metropolitanas;

 A Biblioteca Municipal Almeida Garrett irá organizar e receber os alunos e escolas selecionados para a fase intermunicipal (3º momento) do Concurso Nacional de Leitura no Porto. Enviamos algumas informações preliminares, dado que sabemos que os prazos são muito curtos para a leitura, análise e compreensão dos livros que selecionamos.

O tema escolhido este ano pela Câmara Municipal do Porto/Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi o “Mundo Antigo”, em sintonia com as recomendações do Pelouro da Cultura. O conhecimento do mundo antigo proporcionar-nos-á uma viagem pelos clássicos da literatura e pelos alicerces da cultura europeia. Visitaremos a Grécia e a Roma Antiga, sobrevoaremos o Mediterrâneo, encontraremos os deuses e deusas da Antiguidade Clássica. Escolhemos obras que despertem o interesse das crianças e jovens sobre este tempo e espaço glorioso, repletos de encantos e perigos mil, certos que reconhecerão muitos dos seus heróis.”