Dia da Internet mais Segura – 7 de Fevereiro – Viseu

No passado dia 7, o Projeto eduK’ARTE – e9G marcou presença nas oficinas digitais promovidas pelo Centro Nacional de Cibersegurança no âmbito da 21.ª edição do Dia da Internet mais Segura, que decorreu nos dias 6 e 7 de Fevereiro, em Viseu.

Esta aventura contou com a corajosa participação do aluno de 9º ano Vítor Silva e do coordenador do Projeto, Gonçalo Ferreira, que se fizeram deslocar até ao IPDJ Viseu para participarem num dia cheio de atividades.

Entre um leque variadíssimo de oficinas dinamizadas por profissionais de excelência, os dois participantes tiveram a oportunidade de integrar 4 workshops que foram decorrendo ao longo do dia. Eles foram:

– Data Detox

No qual foi proporcionada, pelo Centro Internet Segura, da APAV, uma sessão de sensibilização com o objetivo de transmitir boas práticas a jovens na sua utilização da internet, nomeadamente a proteção do utilizador, através do uso de palavras-passe mais seguras, e a segurança e privacidade em redes sociais.

– Virtualmente Seguros

Onde foi aberta uma conversa extremamente enriquecedora sobre as boas práticas na utilização da internet: Sabes o que é cyberbullying? Qual é a pegada que estás a deixar no mundo digital? O teu futuro pode estar comprometido com os teus reels de hoje? Estas foram apenas umas das questões que abriram esta discussão que proporcionaram um “abrir de olhos”.

– Prevenção do Uso Problemático da Internet: o papel da narrativa

Nesta oficina, promovida pela Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD, I.P.), foi nos apresentado um recurso didático e interativo, em formato de videojogo, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais como resposta preventiva para o desenvolvimento de comportamentos aditivos sem substância, nomeadamente problemas ligados ao jogo problemático, às redes sociais e cibersegurança.

– A Cibersegurança num Jogo Arcade!

Neste workshop foi abordada a questão da segurança digital, através da criação de um jogo ao estilo arcade, com arte pixelizada. Aprendemos a criar personagens, controlar movimentos, programar mecânicas de jogo e muito mais!

Estes foram, então, alguns dos workshops que marcaram este dia dedicado à segurança na internet. No entanto, quais as aprendizagens dos dois representantes do Projeto eduK’ARTE – e9G? Nas próprias palavras do Vitor Silva:

” – Aprendi a estar mais consciente sobre o meu dispositivo e os seus impactos, como por exemplo: as permissões que damos a aplicações, gerenciamento de contas/senhas,  tempo de ecrã, entre muitos outros! “

” – Aprendi que de certa forma somos “enginorantes”, pois os conteúdos virtuais que nos aparecem e consumimos são filtrados de forma a termos a tendência a ficar nessa “bolha”. Por isso, devemos expandir os nossos horizontes e escapar dessa bolha de manipulações, aprendendo e experienciando a vida.”

“- Por fim, aprendi mais um pouco sobre programação, ensinando o computador, através de mini-games arcade de forma simples e descontraída com a ajuda de blocos de código.”

E assim ficou concluída esta aventura. Um grande agradecimento ao Centro Nacional de Cibersegurança e os seus parceiros, a todos os oradores e facilitadores que dinamizaram as oficinas, ao IPDJ e ao Programa Escolhas e às entidades promotora e gestora do Projeto eduK’ARTE-e9G, todas por terem proporcionado este dia dedicado a uma Internet mais Segura.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com