Dia Internacional da Matemática

No dia 14 de Março comemorámos na EB 2,3 Cego do Maio o “Dia Internacional da Matemática” (Dia do PI).

Subordinado ao tema “A Matemática Une” construímos um PI_Humano no pátio principal da escola com a participação de todos os alunos. Em colaboração com as professoras de Educação Musical, os alunos do 2.º ciclo construíram uma música sobre o PI. Elaboramos uma exposição sobre o número PI, construídos em materiais reciclados feitos pelos alunos. Nos corredores da escola colocámos o número PI com as suas infinitas casa decimais…a nossa escola ficou bastante colorida! Tivemos ainda a presença de quatro alunos do 8.º ano a declamar um poema sobre a “História do PI”.

Da parte da tarde assistímos a uma “conversa matemática” com o Físico (e Professor na FCUP) José Luís Santos, do Centro de Ciência Viva de Vila de Conde: “O Número PI e a Geometria do Universo”.

Claro que não podíamos deixar de ter os nossos tradicionais “lanchinhos” na sala dos professores (que também estava decorada), onde todos os alimentos eram alusivos à matemática e ao número PI.

Enfim, foi um dia cheio de atividades e conseguimos provar que a matemática não são só números, contribuíndo assim também para a melhoria da relação dos alunos com a Matemática e das suas aprendizagens matemáticas.

Agradecemos aos professores de Educação Visual, Educação Musical, Educação Tecnológica e pessoal não docente, que nos ajudaram de diferentes formas a que esta atividade se realizasse. Agradecemos ainda ao Coordenador do eduk´arte-e8G, Henrique Ferreira e ao Clube de Robótica da nossa escola pela ajuda nas filmagens com o Drone.

 A  coordenadora do Laboratório de Matemática

Maria Paula Santos

This slideshow requires JavaScript.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com