Dia Universal dos Direitos da Criança

 20 de Novembro – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – as crianças fazem ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo.

A Biblioteca da EB1/JI do Século dinamizou hoje sessões com as turmas de 4.ºano  sobre os Direitos da
Criança. Após ouvirem a história “Um em sete” de Gianni Rodari (Apesar de sete meninos, de diferentes lugares do mundo, serem diferentes em tudo e não falarem a mesma língua, existe algo que os aproxima e que não é necessário traduzir: o riso. De maneira muito delicada, o autor mostra a falta de sentido em se fazer guerra) e visionarem um vídeo relacionado com o tema, os/as alunos/as foram convidados a lerem histórias reais sobre quatro crianças , criando-se posteriormente um espaço de debate  para  expressarem a sua opinião sobre os direitos  das crianças que não estavam garantidos nas histórias apresentadas.

Pretendeu-se assim explorar os obstáculos na vida de algumas crianças que não podem frequentar a escola, desenvolver a sensibilidade dos/as alunos/as para circunstâncias de vida variadas e reconhecer as barreiras que impedem milhares de crianças de ir à escola.

No Dia Universal dos Direitos da Criança vamos unir-nos pelas crianças mais vulneráveis e mais difíceis de alcançar no mundo.

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com