Nov 13 2018

EB 2,3 Cego do Maio acolheu investigadores brasileiros

A E/B 2,3 Cego do Maio recebeu hoje, durante a manhã, um grupo de 25 investigadores, doutorandos e coordenadores pedagógicos de várias organizações educativas privadas e públicas do Brasil. Este grupo encontra-se a realizar um trabalho de cooperação com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto sob orientação da Professora Ariana Cosme e a nossa escola foi escolhida para  apresentar as suas práticas pedagógicas inovadoras.

Como já é habitual na nossa organização, após uma visita pelos diversos espaços da escola e a atuação do grupo coral, os convidados partilharam um lanche de outono preparado pelos docentes  na sala dos professores. De seguida, na Biblioteca Escolar, o grupo de Teatro encenou pequenas trechos muito apaludidos pelos visitantes. O coordenador da biblioteca, Delfim Fernandes, apresentou um pequeno vídeo elucidativo de várias atividades desenvolvidas na escola e na biblioteca e um grupo de alunos do 9.ºB exemplificou o trabalho realizado no âmbito de projetos europeus, como o eTwinning.  O coordenador interconcelhio das bibliotecas escolares, Paulo Faria, realizou uma pequena palestra sobre o papel da Rede de Bibliotecas Escolares e o trabalho de parcerias realizado nas escolas portuguesas. Por fim, o Diretor, Arlindo Ferreira, falou sobre a organização curricular, o sistema de ensino e as alterações que estão a ser implementadas no AE Cego do Maio e que vão de encontro ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Os convidados sairam da nossa escola muito agradados com o espaço, as atividades que presenciaram e a hospitalidade com que foram recebidos considerando  que contribuímos para a sua construção de conhecimentos e rede de afetos.