Encontro Erasmus+ em Atenas, Grécia

Realizou-se entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro o primeiro encontro do Projeto Erasmus+“European Future Skills” na escola parceira grega Galatsi’s 1st Junior High School

Neste encontro participaram três alunos do 9.ºano da EB 2,3 Cego do Maio em conjunto com alunos das escolas parceiras da Alemanha, Espanha e Estónia, sendo acompanhados pela coordenadora local do projeto, Mónica Brandão, a docente e coordenadora do núcleo de Projetos, Ana Ribeiro e do Diretor do Agrupamento, Arlindo Ferreira. Os alunos da escola da Letónia não participaram por ainda não se encontrarem vacinados mas foram representados por duas professoras.

This slideshow requires JavaScript.

 Os alunos participantes foram muito bem recebidos e acarinhados pelas famílias gregas onde ficaram alojados ao longo da semana e, na escola, participaram em atividades relacionadas com a temática do projeto que pretende desenvolver competências como o espírito crítico, a autonomia e a cooperação: realizaram jogos de apresentação, apresentaram os seus países e escolas, participaram em workshops e debate sobre as competências necessárias para desempenhar determinadas profissões ou atividades, como por exemplo as “skills” de um campeão olímpico. A equipa portuguesa preparou ainda uma entrevista que realizou ao motorista do autocarro turístico que nos acompanhou durante a semana.

Paralelo às atividades na escola grega, foram realizadas visitas guiadas e verdadeiras aulas ao ar livre em lugares icónicos de Atenas e arredores, como o Partenon, a Acrópole, a Ágora Romana e o estádio Olímpico de Panathinaikos. Foi ainda realizada uma visita à vila de Maratona e ao Museu Run Marathon,, onde foi possível conhecer a história de vários atletas olímpicos vencedores, entre os quais Carlos Lopes e Rosa Mota. Realizou-se ainda uma visita ao local da Batalha de Maratona e à praia de Schinias.

This slideshow requires JavaScript.

Este projeto Erasmus+ (aprovado inicialmente para o biénio 20-22 mas com a extensão até 2023 devido às restrições de viagens causadas pela pandemia SARS-COV2) desenvolveu durante o 1.º ano de vigência atividades virtuais, mas marcou agora expressivamente os alunos participantes nesta mobilidade. Este intercâmbio escolar deu-lhes a oportunidade única de interagirem com a comunidade grega e os alunos provenientes das outras escolas parceiras e a criação de elos de amizade e camaradagem com diversos jovens europeus.

Foi uma semana intensa de trabalho e também diversão. A equipa portuguesa sente-se orgulhosa dos seus alunos que se mostraram comunicativos, prestáveis e colaborantes nas tarefas propostas e uma postura exemplar quer na escola quer nas famílias que os acolheram.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com